sábado, 17 de janeiro de 2009

AULA 01: Preconceito e Favoritismo


Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória contra pessoas, lugares ou tradições ...

Favoritismo é proteção com parcialidade; preferência concedida a quem é favorito; proteção sem motivo justo.

Muitas vezes passa despercebido por nós o preconceito e o favoritismo. Este é, na verdade, um comportamento comum no sistema do mundo, onde o suborno, a bajulação, o tratamento "VIP" são a estratégia principal para obter favorecimentos pessoais daqueles que detém o poder político e econômico. Contudo, tem sido muito freqüente também na Igreja de Jesus Cristo, cristãos receberem tratamento diferenciado por parte dos irmãos.

Deus não exibe favoritismo. A Bíblia diz em Atos 10:34 “Então Pedro, tomando a palavra, disse: Na verdade reconheço que Deus não faz acepção de pessoas.”

Por que Deus condena o favoritismo? A Bíblia diz em Malaquias 2:9 “Por isso também eu vos fiz desprezíveis, e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos, mas fizestes acepção de pessoas na lei.”

O preconceito e o favoritismo desvalorizam as pessoas por quem Cristo morreu e mostra uma ignorância dos valores de Deus. A Bíblia diz em Tiago 2:1-4 “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se entrar na vossa reunião algum homem com anel de ouro no dedo e com traje esplêndido, e entrar também algum pobre com traje sórdido, e atentardes para o que vem com traje esplêndido e lhe disserdes: Senta-te aqui num lugar de honra; e disserdes ao pobre: Fica em pé, ou senta-te abaixo do escabelo dos meus pés, não fazeis, porventura, distinção entre vós mesmos e não vos tornais juízes movidos de maus pensamentos?”

É perigoso e indica falta de sabedoria mostrar preconceito e favoritismo dentro de uma família. A Bíblia diz em Gênesis 37:3-4 “Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.”

I. NOSSO DEUS CONDENA ACEPÇÃO DE PESSOAS – (Tiago 2:1)

1 - O que significa fazer acepção de pessoas?
Significa beneficiar algumas pessoas sobre outras, ou dar atenção especial a pessoas por causa da sua riqueza, seu status social, sua posição de autoridade, sua popularidade, sua aparência ou sua influência.

Todos os que estão na igreja são irmãos. Todos nós éramos órfãos e todos fomos aceitos, pela misericórdia de Deus, para sermos seus filhos pela intermediação de Jesus. Dinheiro, status, influência, nada contou para obtermos tal posição, exceto a obra de Jesus por nós. A condenação é clara: os crentes, todos aqueles que verdadeiramente crêem no Senhor Jesus Cristo, o glorioso Senhor, não devem mostrar parcialidade ou favoritismo. Isto é estritamente proibido!

2. Quando fazemos acepção ou favorecemos algumas pessoas cometemos quatro erros (Tiago 2:4-7)

a) Faz de você um Juiz – A Bíblia repreende os que se fazem de juizes dos outros: "Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar" - Romanos 14.4.

b) Revela maus pensamentos - Uma pessoa que age com parcialidade tem em vista coisas terrenas e passageiras, tais como roupa, carros, casas, etc.

c) Discrimina pessoas que são amadas por Deus - Ele sofre com os que sofrem, com os que são explorados por gente poderosa, e toma a
sua defesa. Não apoiá-los é ir contra Deus.

d) Revela uma atitude indigna – "Mas vocês têm desprezado o pobre". Desprezar o pobre o desonra, o humilha e o insulta. O crente deve ter braços abertos para acolher todas as pessoas indistintamente. - Lucas 4.18,19.

3. Uma advertência contra o fazer acepção de pessoas (Tiago 2: 8-11)

a) Parcialidade é Pecado - 8,9- Ilustração: Parábola do Bom Samaritano - Lucas 10.29-37. Esta lei é tão importante que Tiago refere-se a ela como: "a lei real encontrada na Escritura" ("real" aqui refere-se a realeza). Ela é real por três razões:

- O AMOR é um antídoto contra o veneno da acepção de pessoas Ela foi dada por Deus e referendada pelo seu filho Jesus, quando ele veio ao mundo. Jesus disse: "Amarás a teu próximo como a ti mesmo" - Mateus 22.39.

- O AMOR é a grande lei que abrange todas as outras leis. "Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" Mateus 22.40.
Romanos 13:8-10.

- O AMOR é o grande mandamento que nos conduz à vida eterna. A questão aqui é: Amar é uma ordenança de Deus, destarte devemos obedecer. A desobediência é pecado! E o pecado gera conseqüências mortais à nossa vida.

Observação: É legítimo que você tenha graus maiores de intimidade e amizade com algumas pessoas em relação a outras. O que estamos dizendo aqui é que todos igualmente merecem ser tratados com igual honra e dignidade.

4. Existem duas coisas que nos movem a agir com amor para com todos, sem favoritismos (Tiago 2:12,13)

a) O Julgamento de Deus – Todos nós seremos julgados pelo tratamento dispensado às pessoas. Portanto, deveríamos agir com as pessoas sabendo que estaremos diante de Deus. Portanto, trate todos com bondade! Fale a todos com bondade! A bondade é fruto do Espírito! O que a pessoa tem ou é (riqueza, posição, influência) não significará nada no dia do julgamento. O que terá peso naquele dia é como eu amei e alcancei com o evangelho pessoas sem distinção ou preconceito.

Para refletir: Pode ser que, por incapacidade ou preconceito, nós estejamos discriminando os ricos e poderosos que estão perto de nós. Os ricos estão carentes de pessoas que os amem desinteressadamente, não pelo que têm, mas pelo que são!

b) Retribuição Igual – Você vai receber uma recompensa recíproca ao seu comportamento. Você será tratado exatamente como trata os outros. "Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para vocês" - Mateus 7.1,2. Se mostrarmos misericórdia com as pessoas, seremos tratados com misericórdia por Deus. Se não formos misericordiosos, Ele não será misericordioso conosco. Existe apenas uma coisa que neutraliza o juízo de Deus: a misericórdia que dispensamos às pessoas. Exemplo: Mateus 18:23-35 e Mateus 5:7 .

Conclusão: Você hoje está sendo confrontado com um padrão de vida muito diferente da maioria das pessoas. Mas esta é a vontade de Deus para você. Vivendo assim Deus poderá usá-lo com eficácia para salvar pessoas e assim você estará cumprindo o propósito da sua existência. Dispensar um tratamento igualitário a todos vai contra a nossa natureza. Nosso bondoso Deus precisa operar o milagre de transformar o nosso coração preconceituoso em um coração bondoso. Peça esse milagre a Deus agora para você!

Fontes:
www.ministeriofama.org/portal/downloads/estudos-nucleo/campanha-de-tiago-quarta-semana-acepcao-de...e...-/view.html

www.jesusvoltara.com.br/info/favoritismo.htm

Sem Acepção - Paulo César Baruk

Deus não faz acepção
Deus produz a comunhão
Construção de um novo caráter
Regenera o velho coração
Dissipando toda amargura
E reina em nós Sua cura

Ele quer que sejamos felizes
Branco ou negro não faz distinção
Prova disso foi Seu sacrifício
Dando a vida, trazendo o perdão

Ele quer que sejamos felizes
Pobre ou rico não faz distinção
Prova disso foi Seu sacrifício
Dando a vida, trazendo o perdão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar