quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Como educar os jovens cristãos

Recentemente, estive em um culto onde o pregador criticou jovens e adolescentes que 'enveredam' pelo caminho do Rock.

Eu sou salvo, graças a ação do Espírito Santo de Deus em um show de Rock and Roll, mas precisamente do Oficina G3, no dia 19 de dezembro de 1999, na extinta Festa do Céu!

Engoli o sermão, porém não gosto de pastores/pregadores retrógrados que têm uma atitude dessas do púlpito de uma igreja. Até entendo e respeito o objetivo de proteger a juventude das coisas vis desse mundo, mas agindo dessa forma, criaremos jovens 'podres' sem resiliência nenhuma para enfrentar as dificuldades desta vida, e sem plena convicção daquilo que eles são forçados a engolirem goela abaixo como sendo o certo. A intenção é boa, mas desta forma, pode acabar gerando um efeito contrário, infinitamente pior que a boa intenção!

O mesmo pastor, no mesmo sermão, ainda criticou abertamente os filmes da Saga 'Crepúsculo', constrangendo jovens e adolescentes que estavam presentes, que foram fulminados por olhares condenadores de seus pais... Dizendo ele que jovens que vêem tais filmes, se tornam bruxos ou adeptos a feitiçaria... Acho a Saga Crepúsculo um lixo! Mas respeito o gosto dos adolescentes modernos... Poderíamos usar este mesmo argumento para falar de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outros filmes de fantasia...

Proibir um jovem, ou um adolescente de ver um filme, assistir um seriado, ler determinado tipo de livro, ou ouvir determinados estilos musicais, não é o melhor caminho. Neste mesmo culto ainda se falou sobre música sertaneja... E pensar que o pastor poderia estar pregando a palavra de Deus, ao invés de condenar A, B, C, D...

Ontem após o culto de oração em minha igreja, rolou um debate muito interessante sobre esse assunto, com os irmãos que ficam na calçada da igreja após os cultos.

Crianças são proibidas de participarem de eventos culturais (quadrilhas juninas, desfile de 7 de setembro, etc) em suas escolas, por serem cristãs. Isso eu acho um absurdo!!!! E o pior é que quando as crianças participam, inocentemente, com coração puro, os irmãos ainda saem comentando, falando e o pior, julgando...

A discussão não terminou na porta da igreja, mas estendeu-se a caminho de casa, dessa vez entre eu e minha amada esposa Mariana. Temos visões diferentes sobre esse assunto. E nosso diálogo foi intenso. O que é algo normal na vida de um casal, principalmente num que está prestes a colocar uma criança no mundo! (Renovo Baby)

Quando é hoje, dia seguinte ao debate, Deus me mostra através de um vídeo do Marcos Botelho, falando sobre o tema 'Caleidoscópio, Novas formas de enxergar a mesma realidade', concordando com o meu pensamento a respeito deste assunto.

Ouçam o vídeo abaixo:


Um forte abraço. Comente e deixe aqui sua opinião.

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. 1 Coríntios 6:12

2 comentários:

  1. É, Ronald. É infeliz para nós jovens que temos uma mente já bem ampla e aberta para essas coisas, ver certos 'pastores' irem em nossos púlpitos e falar asneiras. Assim como você, e com toda a educação que minha mãe me deu, fico sentado, mas orando em silêncio para não explodir e falar umas verdades no meio da 'mensagem'. É triste de ver isso e mais triste ainda, pais que acreditam neles e deixam seus filhos debaixo de uma série de regras sobre isso ou aquilo.

    Mas estamos lutando para um Cristianismo melhor.

    Continuemos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Alguns pastores e pais hoje em dia reclamam por que não conhecem seus filhos. Mas também não fazem o mínimo esforço, pois hoje eles estão mais preocupados a julgar...

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar