domingo, 28 de novembro de 2010

Rio de Janeiro...

Recomendo ler este post ouvindo a música 'A Missão' da banda Fruto Sagrado.



Nos últimos dias, temos acompanhado a guerra contra o tráfico no Rio de Janeiro. Embora ela já devesse ter ocorrido a bastante tempo, não é hora de lamentações... Antes tarde do que nunca. A polícia lá é corrompida? É. Os políticos? Também. O filme 'Tropa de Elite 2' mostrou como funciona o sistema... Porém a corrupção está presente em todo território nacional, e em várias profissões podemos encontrar pessoas corruptas de forma ativa ou passiva.

Fico contente em ver muitos cristãos/blogueiros intercedendo pelo Rio. E também tenho feito minha parte em orações. Porém o que me preoucupa, é a imagem que a mídia está fazendo do Rio de Janeiro. Aliás, a mídia sempre mostrou um Rio de Janeiro repleto de favelas, balas perdidas e violência desenfreada. No entanto, o Rio não se resume a isso.

É certo que faz parte da cultura brasileira, o fato de levar vantagem em tudo. E o carioca, é o 'malandro' nato. Algo cultural, transmitido geneticamente eu diria... Porém existem muitos 'cariocas' que não nasceram no Rio de Janeiro, mas adquiriram o costume de levar vantagem em tudo... Se duvidar, nas favelas do Rio tem mais cearenses que fluminenses...

O que não pode acontecer, é a generalização. Dizer que o Rio é só favela, violência e traficantes. O Rio de Janeiro continuará sendo a cidade maravilhosa que já visitei tantas vezes... Conheço as múltiplas faces do Rio. Tenho parentes numa favela da Zona Norte. Um tio que mora em Itaipuaçu, Maricá/RJ (região dos Lagos) e já fiquei hospedado no centro ou em Copacabana (Zona Sul do Rio).

O Rio de Janeiro, é terra de grandes espetáculos teatrais. Foi lá, no Theatro Municipal que vi o Slava's Snow Show. Na recente reinauguração do Theatro, vi a ópera Il Trovatore. Foi no Rio que fiz meu primeiro e único vôo de Asa Delta. Já tive o privilégio de assistir uma partida de futebol, na tribuna de honra do templo do futebol, o Maracanã. Noutra oportunidade, a primeira vez que fui ao Maracanã, tirei até fotos com o elenco do São Paulo. Já passei fim de semana com a família por lá... Conheço bem o Arpoador e o Forte de Copacabana. Já vi Festival de cinema no Rio, o Cinefoot. Já vivi bons momentos no Jardim Botânico do Rio. Sempre que vou ao Rio, registro tudo neste Blog (Post Mais uma vez no Rio).

Tenho amigos no Rio de Janeiro. Sempre que vou por lá, os encontro. No Rio, me sinto seguro para ir tranquilamente ao cinema. Ou para fazer um passeio ao shopping. Também já fiquei adoentado em quarto de hotel...

Desde 2006 que vou ao Rio. Para lá foi minha primeira viagem de avião. Já estive no Pão de Açúcar, Corcovado (Cristo Redentor), e numa segunda viagem para lá, levei minha esposa. Subimos o morro de Santa Tereza, atravassamos a barca Rio-Niterói... Pena que nesta época eu não registrava os acontecimentos neste Blog... Sempre que vou ao Rio, faço questão de passar um fim de semana na favela, os dias de curso (afinal viajo à trabalho) na Zona Sul, e algum dia que sobre em Itaipuaçu, Maricá/RJ.

Dia 9 de dezembro, estarei novamente indo para o Rio. Sem medo nenhum... Lá me sinto mais seguro do que em Fortaleza (onde resido). E agora, com os tanques nas ruas, a sensação de segurança deve estar ainda maior... Tem pessoas apavoradas em saber que estarei indo para o Rio, no meio dessa 'guerra'... Fruto dessa mídia que faz questão de denegrir a imagem de uma cidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar