quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Filme: Contágio

Na noite do dia 01 de novembro de 2011, após um dia estafante de trabalho, fui ao Pátio Dom Luis ver o filme Contágio.
Gostei do filme. O elenco é uma seleção de grandes atores. O filme segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Tivemos recentemente uma experiência desse tipo com o H1N1, que inclusive é mostrado em algumas cenas desse filme. Eu esperava um filme ao estilo 'Extermínio' e vi um filme totalmente diferente, mostrando a paranóia de um mundo globalizado lidando com a contaminação de um vírus. Nem por isso achei o filme ruim, pelo contrário. Steven Soderbergh nos mostra o quanto ele é versátil como diretor e nos presenteia com mais um grande filme.

Minha ressalva vai para a cena final do filme, onde mostra como iniciou a transmissão do vírus. Achei totalmente desnecessária... O filme deveria ter terminado na penultima cena do filme, onde mostra o 'baile' de formatura da filha do personagem interpretado por Matt Damon...

Um comentário:

  1. Sou Biomédico, apaixonado por epidemiologia e na minha opinião, as cenas finais que demonstram como ocorreu o transporte através dos vetores até os seres humanos, são importantes,acredito que nem todo mundo que vê o filme, tem uma noção de como ele incia, é legal deixar claro, sendo que abordou até o desmatamento indiretamente (Morcego deixa a árvore que foi cortada e vai ao "chiqueiro").

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar