sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Filme: A Separação

Na tarde do dia 10 de fevereiro de 2012, vi ao filme Iraniano 'A Separação', vencedor do Globo de Ouro 2012 na categoria filme estrangeiro, o filme está cotado também para o Oscar 2012. Vi o filme na sala 03 do Estação Sesc Rio, que fez o favor de não apagar a luz do cinema ao início da sessão...
A primeira cena, já expõe o drama do filme. Um casal discute na frente do juiz sobre o divórcio. Simin (Leila Hatami) consegue às duras penas um visto para sair do país e quer que o marido Nader (Peyman Moadi) dê permissão para que a filha única do casal, Termeh (Sarina Farhadi), viaje com ela. Além de Nader se negar a acompanhá-la por causa do pai doente, não dá autorização para que a filha viaje.

Aliado a isso, situações delicadíssimas da cultura islâmica machista, controladora, autoritária e um tanto quanto irracional são colocadas em questão. O problema vai ganhando complicações ainda maiores, deixando de ser um simples drama familiar, e vamos sendo apresentados a fatos novos, com um roteiro envolvente, até que chegamos no final do filme e o diretor não nos revela o final, deixando a nosso encargo tal conclusão.

Esse tipo de filme mexe com a gente, que ficamos meditando e com o filme na cabeça por um longo período. E nesse filme em particular, vemos um grande mosaico sendo formado, com a discussão de temas como religião, honra, ética, cada um analisando e vendo os fatos à sua maneira. O dilema final, acaba tratando tudo que foi discutido no filme pelos vários pares, sendo que recai a uma adolescente ter que tomar uma decisão crucial. Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar