terça-feira, 20 de março de 2012

Parque dos Falcões - Itabaiana/SE

Na manhã do dia 02 de março de 2012 estive com a família no Parque dos Falcões, em Itabaiana/SE. Foi o melhor passeio que fizemos nesta viagem pelo Nordeste (onde passamos por Campina Grande, Aracaju, e Juazeiro do Norte). Digo melhor, pois foi o que mais nos emocionou, e também foi o que custou menos, apenas R$ 15,00 por pessoa.

Após uma certa dificuldade de chegarmos no local, em virtude da Placa de Identificação na BR ter sido derrubada pelo vento, fomos recebidos pelo José Percílio e suas aves em seu sítio. Assistimos a um vídeo de cerca de 15 min apresentando o parque, em seguida Percílio nos guiou apresentando as espécies do parque.

O Parque dos Falcões, localizado a 45Km de Aracaju, aos pés da Serra deItabaiana/SE, foi construído através do trabalho e esforço de dois sonhadores, José Percílio e Alexandre Correia. O Sahel adorou o parque...

A história do Instituto começou ainda na infância do fundador. Aos 7 anos, Percílio ganhou um ovo de Carcará (Caracara plancus), e depois de 28 dias sendo chocado por uma galinha, nasceu Tito, seu primeiro grande amigo. Hoje, Tito tem 25 anos e o Instituto cuida de mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi, pombos, etc.

Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento. Com seu conhecimento prático sobre as aves que cria, Percílio impressiona muitos biólogos que vão ao parque ver na prática o que aprendem na teoria.

O Parque dos Falcões está aberto ao público todos os dias da semana. É indispensável agendar previamente a sua visita, preferencialmente das 9h às 11h e das 14h às 16h, através dos telefones: (79) 9962-5457 / 9131-3496. Vale à pena, eu recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar