terça-feira, 29 de maio de 2012

Filme: A Ilha de Bergman

Na noite do dia 29 de maio de 2012, estive com o Glaydstone no Centro Cultural Banco do Brasil vendo o filme 'A Ilha de Bergman' dentro da programação da Mostra Ingmar Bergman.



O documentário de Marie Nyreröd foi excelente para conhecer um pouco da filmografia desse consagrado diretor sueco, que até então eu conhecia apenas de ouvir falar. Com 88 anos de idade, o diretor revê sua vida e os mais de 60 anos dedicados ao cinema, além da longa trajetória no teatro e na TV, em meio a trechos de seus filmes e raras cenas de bastidores tiradas de seu arquivo pessoal.

Pela primeira vez, o mestre sueco Ingmar Bergman (1918-2007) revela seu mundo na desolada e misteriosa ilha de Fårö, no Mar Báltico. O portão azul de sua casa traz o aviso em sueco: “Área Privada. Cuidado com os cachorros”. Mas nenhum cachorro viveu lá desde que o cão da raça dachsund de Liv Ullmann deixou o local há mais de trinta anos. Na verdade, o aviso quer dizer é que ali vive um homem que quer ser deixado em paz. Um homem cujas únicas companhias são o mar e os próprios demônios.

Nesse sentido, não gostei muito da personalidade desse diretor, que além de ter tido muitas mulheres, não deu a devida atenção aos filhos e não guarda nenhum remorso por isso. Porém, valeu à pena conhecer um pouco mais sobre sua filmografia, embora não tenha me interessado tanto por suas obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar