quarta-feira, 30 de maio de 2012

Filme: Luz de Inverno

Na noite do dia 30 de junho de 2012, vi o filme 'Luz de Inverno', dentro da mostra Ingmar Bergman, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. Como já tinha comprado no dia anterior o ingresso para mostra, bastou pegar a senha uma hora antes da sessão.

O filme aborda acerca do silêncio de Deus. Só por este aspecto, eu já não gostei do filme, pois em minha modesta opinião, até quando Deus silencia, de alguma forma ele está falando conosco. No entanto, como no dia anterior, vi o documentário 'A Ilha de Bergman', e percebi que esta foi uma das angustias na vida de Bergman, e que ele soube explorar essa sua angustia nesse filme, que é a segunda parte da chamada trilogia do silêncio.


'Luz de inverno' trata ainda da perda da fé. Seja do pastor/padre, seja dos fiéis e ainda aprofunda as reflexões ao abordar o tema suicídio. Uma das frases fortes do filme diz: “Acreditar que Deus não existe faz a vida ter sentido. É um alívio! Dor e morte tornam-se coisas naturais”. Lembro que na época, o mundo vivia a eminente eclosão de uma guerra nuclear. Porém, minha fé não permite que eu tenha essa visão. Creio que Deus existe e ainda assim a dor e a morte fazem sentido para mim. Jesus Cristo, o próprio filho de Deus, veio ao mundo e experimentou dores e morte de cruz.

  
O que mais explorei do filme, foram os momentos de 'humor'. É ilário o personagem que toca as músicas na missa, e enquanto o pastor/padre está lendo a bíblia ou falando à igreja, ele está totalmente displicente. Esse personagem representa muito bem vários frequentadores de cultos, que não tem compromisso nenhum com Deus. Outro momento ilário, é a missa que é celebrada no final do filme, com a igreja vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar