sábado, 29 de dezembro de 2012

Filme: As Aventuras de Pi

Na madrugada do dia 29 de dezembro de 2012, vi o filme 'As Aventuras de Pi', finalizando a trinca (três filmes seguidos no cinema), com o Marcos Barbosa e o Obede.

Felizmente o melhor ficou para o final, embora 'A Negociação' e 'A Arte da Conquista' também sejam bons filmes. Acontece que 'As Aventuras de Pi' é uma obra-prima. Infelizmente, o áudio da sala 12 do UCI Cinemas estava muito ruim. No meio do filme ficou muito baixa e apresentando ruídos. Eu estava muito envolvido com a película para sair da sala para reclamar, mas farei isso em breve.


O filme é baseado no livro 'A Vida de Pi', de Yan Martel (nome bem mais apropiado do que 'As Aventuras de Pi'...) e conta a história de Pi Patel (interpretado por Suraj Sharma) que é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker, muito bem realizado digitalmente.


O filme de Ang Lee é estupendo, pois emociona e ainda é repleto de significado, abordando temas como fé, espiritualidade, a luta pela sobrevicência e religião (citando várias religiões e não ofedendo nenhuma). O filme coloca em tona a razão contra a religiosidade, sem ser piegas. 

Na realidade, o filme é uma grande metáfora, e permite que cada espectador tenha sua própria interpretação. Isso é algo positivo, pois ao debatermos o filme, somos levados a questionamentos filosóficos que sem dúvida provocam o crescimento de cada um como ser humano.


Apesar de grandioso em todos os sentidos, o filme é simples. É o cinema áudio-visual arte que encanta a todos. Confesso que fiquei atônito no final da exibição. Extremamente recomendado. Inclusive pretendo revê-lo em três dimensões.

Encantem-se com o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar