quinta-feira, 14 de março de 2013

Livro: Lincoln

Neste dia 14 de março de 2013, terminei de ler o livro 'Lincoln' que ganhei no site do Centerplex Cinemas. Na verdade, trata-se da tradução de 'Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln', da vencedora do Pulitzer Doris Kearns Goodwin, lançado com nova capa em função do filme.

Demorei exatos 10 dias para ler as mais de 300 páginas do livro. Isso de certa forma demonstra que o livro é bom, pois prendeu minha atenção. Este livro inspirou Steven Spilberg a dirigir o filme biográfico 'Lincoln' que recebeu 12 indicações ao Oscar 2013 e foi o vencedor em duas categorias: Ator para Daniel Day-Lewis e Direção de Arte. Porém, livro e filme são obras totalmente distintas.

Eu gosto de ler biografias. Chamou a atenção o fato deste ter sido escrito por uma biógrafa. Mergulhar na vida do 16º presidente americano, foi muito uma experiência única. O livro conta desde o surgimento de Lincoln na política, sua vitoriosa indicação para presidente pelo recém surgido Partido Republicano, sua liderança durante o período de Guerra Civil, a luta abolicionista, a aprovação da 13º emenda à Constituição Americana, até a sua trágica morte durante seu segundo mandato.

Enquanto o filme se foca na 13º emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão, o livro conta a história completa. Na realidade, o filme não é mais do que uma página do livro... Porém o mesmo serviu de inspiração para o longa, principlamente na narrativa do caráter do Lincoln, que conseguiu conquistar inclusive o respeito de seus rivais na época.

Excelente leitura para quem gosta do tema Liderança, pois ao fazer uma análise do estilo de liderança de Abraham Lincoln, e da maneira como ele entendia o comportamento humano e das alianças que construiu em seu governo. Confirmando a habilidade de Lincoln para governar e gerir momentos de crise, o livro conta como ele acomodou em seu gabinete três políticos que haviam sido seus concorrentes pela indicação à presidência pelo Partido Republicano. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar