sexta-feira, 12 de abril de 2013

Filme: Salma


Na tarde do dia 12 de abril de 2013, ainda na programação do Festival É Tudo Verdade, no Cine Livraria Cultura, vi o filme 'Salma'.

Quando Salma ainda era uma pré-adolescente, morando em uma cidade no sul da Índia, seus pais decidiram trancá-la em casa até que se casasse com o homem a quem foi prometida. Durante 25 anos, ela não foi autorizada a sair, nem a estudar. Enclausurada, ela encontrou uma válvula de escape: a poesia. Salma desenvolveu sua arte ao longo das décadas e encontrou maneiras de fazer com que os textos saíssem de casa, chegando às mãos de um editor. Hoje, ela é a poeta em língua Tamil mais famosa do seu país.

A história de Salma, hoje com 44 anos, não difere da de muitas outras mulheres de sua aldeia, numa comunidade muçulmana Tamil do sul da Índia. Criada por uma tia até os 5 anos porque seu pai queria um filho homem, ela retorna à casa dos pais onde, ao atingir a puberdade, aos 13, é trancada num quartinho com a irmã. Dada em casamento, ela apenas muda de dono, sendo igualmente trancafiada pela família do marido. Seu caminho de libertação será a poesia, que ela escreve às escondidas, no banheiro da casa, ocultando em sua roupa pedacinhos de papel e uma caneta. Seus poemas saem destas paredes e chegam às mãos de um editor, tornando-a famosa – desafiando a mentalidade à sua volta.

Gosto de ser apresentado a realidade de outra cultura em filmes, e este filme faz isso em relação a mulher indiana. Para esse tema, preferiria ter visto uma adaptação cinematográfica do livro 'A Cidade do Sol'... Vejam o trailer de 'Salma':

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar