sexta-feira, 12 de abril de 2013

Museu da Língua Portuguesa


Na manhã do dia 12 de abril de 2013, fui conhecer a estação Luz, do metrô de São Paulo, e aproveitei para entrar no Museu da Língua Portuguesa, que fica localizado ali naquela estação.

Duas motivações principais respaldam a escolha da Estação da Luz para abrigar o Museu: o edifício, um patrimônio histórico do Século XIX; e o fato de estar localizada em São Paulo, a cidade que tem a maior população de falantes do português no mundo.

Paguei uma quantia de R$ 3,00 para ter acesso e direito a ver um vídeo. No entanto, fiquei tão encantado com o espaço, que acabei perdendo o horário do vídeo...

De início, uma tela enorme exibia filmes falando acerca da língua falada, escrita, no viés da religião, culinário, futebol, etc. Simplesmente espetacular a chamada Grande Galeria, uma tela de 106m de extensão com projeções simultâneas de filmes que mostram a Língua Portuguesa no cotidiano e na história de seus usuários.


Depois visitei o Beco das Palavras, uma sala com jogo etimológico interativo que permite ao visitante brincar com a criação de palavras, conhecendo suas origens e significados.

Posteriormente, vi a Linha do Tempo, uma linha com recursos interativos onde o visitante poderá conhecer melhor a história da Língua Portuguesa.

Em seguida, desfrutei do espaço chamado Palavras Cruzadas,  totens dedicados às influências das Línguas e dos povos que contribuíram para formar o Português falado no Brasil. Existe ainda um totem dedicado ao Português falado nos demais países lusófonos.
Por fim, vi o Mapa dos Falares, onde o visitante pode escolher uma localidade e apreciar (ver e ouvir) depoimentos de diversas pessoas, verificando, assim, os diversos “falares” do brasileiro. Adorei o passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar