quinta-feira, 30 de maio de 2013

EPL 2013 - Encontro para Pastores e Líderes - Dia 1

Neste feriado de Corpus Christi, deu início a programação do EPL 2013 - Encontro para Pastores e Líderes, na IBC - Igreja Batista Central de Fortaleza. Cheguei cedo, por volta das 8:00h e fiz o check-in, recebendo uma pasta, com uma caneta, a programação do evento e um crachá. A decoração da tendinha estava lindíssima, e toda a igreja estava bem apresentada para receber os diversos visitantes.

Trata-se de um encontro anual com o objetivo de treinar e inspirar lideres de Igrejas a serem cada vez mais relevantes em sua atuação e no contexto da sua Igreja local. O EPL acontece há 21 anos e em cada edição promove desafio e capacitação em torno de temas e ferramentas ministeriais pertinentes a uma Igreja que busca desenvolver o máximo do seu potencial a serviço da expansão do Reino. 


Por volta das 9:30h, a programação deu início ao som dos louvores de Roberto Diamanso, cantador, nordestino, poeta e cristão que entre suas canções, cantou, 'Coisa Inusitada' e 'Saracura e Louvadeus'. Seus versos criativos, transmitem o evengelho de maneira altamente peculiar, ao som do arcodeão e muito forró.

Posteriormente foi encenada uma peça teatral acerca da 'Água da Vida', que já deixou muito claro o tema do encontro, Tudo Para Com Todos. Em seguida, o Arte e Celebração ministrou alguns louvores, entre eles, 'Água da Vida' de João Alexandre, 'O Espírito do Senhor' de Kléber Lucas, 'O Meu Querer' de Paulo César Baruk e a música tema do EPL, 'Não Posso me Calar' de Daniel Almeida. Então, o Pr. Armando foi apresentado pelo José Edson para conduzir a primeira Plenária, onde transmitiu uma palavra de abertura, ressaltando que “a igreja é mais que um espaço físico. A ideia é que a igreja saia das quatros paredes”.
Após a mensagem, alguns avisos foram dados e o Euriano apresentou em forma de cordel, os 14 estados representados no encontro. 7 da região nordeste, 2 do norte, 2 do centro-oeste e 3 do sudeste. Então, houve um intervalo para o almoço.


Às 14:30h, retornamos e participei de um bate papo informal sobre música gospel, com o Daniel Almeida, o Felipe Flakes e o Roberto Diamanso. É muito bom saber que existem outras pessoas que tem o mesmo pensamento que eu, especialmente no que diz respeito a música chamada secular.

Às 16:00h, participei do Painel 2, acerca de Pequenos Grupos: Promovendo compaixão na comunidade, onde os participantes citaram algumas ações que tem feito a diferença na vida de muitas pessoas. Participaram desse bate-papo de perguntas e respostas, o Fábio Silva do Novo Jeito, Orlando Neri, Dino e Melissa do Projeto + Água e Deive Ulhôa.A grande lição foi: não importa se há ou não conversão, importa levar o reino de Deus as pessoas, através do amor de Deus e da prática do bem.
Às 18:00h, foi servido lanche, então houve mais um momento de louvor, desta vez conduzido pelo Felipe Flakes, que ministrou 'Tributo a Yehoa' de Adhemar de Campos, e suas canções 'Eu Sei', 'Sala de Estar' e a novíssima 'Alex', linda canção que tem tudo haver com o tema do EPL. No fechamento do louvor, ainda rolou um trecho de 'Pais e Filhos' do Legião Urbana.
Então a Nádia do Borel subiu ao palco para ser entrevistada pela Deive Ulhoa. O que fora tradato no Painel 2, acabou refletido nas palavras da Nádia, que o importante é levarmos o reino de Deus aonde formos chamados.

Para encerrar o primeiro dia, o Pr. José Marcos, da Igreja Batista de Coqueiral em Recife ministrou acerca do sofisma que tem confundido a muitos e o desvio da igreja. Várias frases ficaram guardadas no meu coração. Foi uma benção. E esse foi só o primeiro dia, pena que não poderei participar da programação ao longo do dia de amanhã (sexta-feira, 31/05), mas ouvirei a plenária da noite com o Pr. Carlos Queiroz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar