quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Filme: As Sessões


Na noite do dia 8 de agosto de 2013, fui com a esposa ao UCI Cinemas ver o filme 'As Sessões' no Cinema de Arte.


O filme conta a história real de Mark O'Brien (John Hawkes) nascido em 1949, que é um escritor e poeta formado em literatura inglesa na Universidade de Berkeley e na Graduete School of Journalism. Faleceu em 1999 com 50 anos. Ainda criança (aos seis anos), contraiu poliomielite. Devido à doença ele perdeu os movimentos do corpo, com exceção da cabeça, e precisa passar boa parte do dia dentro de um aparelho apelidado de "pulmão de aço".

Mark passa os dias entre o trabalho de escritor e jornalista e as visitas à igreja, onde conversa com o padre Brendan (William H. Macy), seu amigo pessoal. Chama a atenção o fato de Mark ser religioso e confessar seus 'pecados' ao padre, que contrariando as expectativas, recomenda e incentiva que Mark siga sua jornada de descoberta sexual. A curiosidade do padre, faz com Mark relate com detalhes toda a experiência.



Sentindo-se incompleto por desconhecer o sexo, Mark passa a frequentar uma terapeuta sexual. Ela lhe indica os serviços de Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt, indicada ao Oscar de atriz coadjuvante por este papel), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo quando ela já tinha 38 anos e perdeu a virgindade.


O filme é muito singelo, apesar de parecer promíscuo. A vida, incluindo a sexualidade de pessoas com deficiência tem sido tema de excelentes filmes recentes, como 'O Escafandro e a Borboleta' (2007), de Julian Schnabel, e 'Intocáveis' (França, 2012).

Neste 'As Sessões', apesar de todas as dificuldades impostas pela deficiência, Mark O'Brien era conhecido pela comunidade por se deslocar em sua maca elétrica de sua casa para faculdade. No final de sua vida, chegou a abrir uma pequena editora com sua namorada Susan Fernbach, a Lemonade Factory, especializada em editar livros de poesias e romances de pessoas com deficiência.

Dirigido por Ben Lewin, que também enfrentou a poliomielite, o filme é bastante correto em sua ousada abordagem. O filme quebra tabus sexuais, principalmente aqueles relacionados a pessoa com deficiência. A fita aborda com a mesma simplicidade tanto os aspectos ligados à fé, quanto a sexualidade. Especialmente quando o padre relata que duranto o ato sexual, muitos dizem "oh God", louvando a Deus.

De fato a bíblia sagrada nos apresenta o sexo como algo divino, especialmente o livro de Cantares de Salomão, também conhecido como Cântico dos Cânticos de Salomão.Um trecho diz "Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos... Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho."

Helen Hunt atua em boa parte do filme totalmente despida. Sua indicação foi justa e a mesma merecia ter ganho o Oscar. John Hawkes está muito bem no papel do deficiente e o sempre competente William H. Macy dá um show na interpretação do padre.

O filme venceu prêmios do público e do júri no Festival de Sundance 2012, além de ter sido exibido no Festival de Toronto. Está em cartaz no Cinema de Arte de 09/08/2013 a 15/08/2013 às 21h20m (sex), 10h45m (sab), 12h10m (dom) 19h15m (de seg a qui)

Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar