segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Filme: Vendo ou Alugo

Na noite do dia 12 de agosto de 2013, aproveitando minha estadia em Natal/RN, fui ao Moviecom do Natal Praia Shopping e conferi o vencedor de prêmios no Cine PE 'Vendo ou Alugo' de Betse de Paula.

O Rio de Janeiro é presença constante nas telas de cinema. Em 'Vendo ou Alugo', somos apresentados a um quarteto de quatro gerações. Maria Alice (Marieta Severo) vive com a mãe (Nathália Timberg), a filha (Sílvia Buarque) e a neta (Beatriz Morgana) em um casarão no Leme, bem na entrada de uma favela.

Para sobreviver Maria Alice faz os mais diversos bicos, que vão de tradução de manual de arma de fogo a docinhos para festas de despedidas de solteiro. No entanto, o único meio de resolver seus problemas é vendendo a casa. O problema é que ninguém quer comprá-la, devido à proximidade com a favela.

Um dia, após uma oferenda a Iemanjá, Maria encontra uma amiga que diz que seu filho, Júlio (Pedro Monteiro), está trabalhando como corretor de imóveis e tem um estrangeiro louco para comprar um imóvel na cidade. Maria pede que ele o leve à sua casa e, esperançosa que a venda enfim aconteça, passa a organizar tudo para agradar o possível cliente.

A confusão está armada, pois o morro está sendo pacificado e os eventos vão acontecendo e convergindo para a casa objeto de venda ou aluguel. O filme tenta ser engraçado, mas as piadas não convecem, de modo que algumas chegam a ser de mau gosto, como o pastor que é colocado em cena de forma caricata.

Conheço o Rio de Janeiro, e sei que a realidade do conflito de classes foi bem exposta no filme, sendo um retrato fiel do crescimento desorganizado carioca. No entanto, o filme se resume a esse conjuto de estereótipos, mesclado na fita. Não recomendo.

Vejam o trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar