quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alchemia - Momix no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Na noite do dia 26 de setembro de 2013, estive com o Luiz Carlos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro vendo o espetáculo Alchemia da Momix que trouxe ao Rio de Janeiro este novo espetáculo, que estreou no inicio de fevereiro de 2013 e até agora só foi visto na Itália. 
O espetáculo é um show de ilusionismo, que utiliza luzes e as coreografias de modo que encanta a platéia. Moses Pendleton – co-fundador do Pilobolus, coreógrafo, fotógrafo, agricultor – produz sua mágica no palco, na mistura de dança, acrobacia, efeitos de luz e acessórios surpreendentes.
O Momix teve passagens recentes pelo Rio em 2010 e 2011, trazendo o espetáculo Botânica para casas superlotadas, e volta ao Theatro Municipal com Alchemia. Das quatro estações da criação anterior, Pendleton salta para os quatro elementos da tradição medieval: fogo, terra, ar e água. Uma linha narrativa tênue abraça a ideia da busca de transmutação dos alquimistas – que procuravam o elixir da imortalidade e a criação do outro através da misteriosa pedra filosofal. 

Magos e aprendizes desfilam em quadros surpreendentes – e a licença criativa de Moses acrescenta, à iconografia tradicional relacionada à Idade Média, simbologia oriental, cristãs e tribal, incrementando a conversa dos alquimistas com homens e espíritos. São 20 quadros de grande efeito, alguns de simplicidade impressionante – sobras e luz criando desafios à gravidade, por exemplo, ou acessórios geométricos e simples transformando-se em grandes cenários.

Vejam um trecho:
Spettacolo Momix Alchemy 2013 from Walter Longo on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar