sábado, 28 de setembro de 2013

Filme: Crônica do Fim do Mundo no Festival do Rio

Na tarde do dia 28 de outubro de 2013, fui ao Estação Rio ver mais um filme do Festival do Rio 2013, o excelente 'Crônica do Fim do Mundo' na Mostra Premiere Latina. Com um nome desses, chamou minha atenção no meio de uma extensa programação de filmes no Festival do Rio. Me fez lembrar um pouco a premissa do 'Filhos do Fim do Mundo', livro do Fábio M. Barreto que li recentemente.


A película colombiana, nos apresenta Pablo, um professor aposentado, tem 70 anos e praticamente não sai de seu apartamento. Seu mundo acabou quando duas décadas antes morreu sua esposa na explosão de uma bomba em Bogotá.


Conhecemos também Felipe, seu filho, que tem 35 anos e é pai pela primeira vez. Aplicado, sabe cuidar de de seu pai, do seu melhor amigo, menos de sua relação com a esposa, Claudia. Aliás, me identifiquei muito com esta personagem, pois ela me fez lembrar da Mariana (minha esposa) e suas reclamações. Felizmente, sou bem melhor que o Felipe, tanto como pai, quanto como esposo.

Partindo da ideia de que o mundo acabaria em dezembro de 2012, o filme explora o fim do mundo como o encontro dos seres humanos comuns com seus maiores temores. Enquanto aguarda a concretização da profecia, Pablo decide ligar para os que cruzaram seu caminho. Suas ligações funcionam como alívio cômico para o longa. Pense num velho ignorante! Porém o mesmo se mostra frouxo e amedrontado ao ser confrotado em uma de suas ligações.

O filme falha ao ser previsível. Mas isso não implica que ele seja um filme ruim, só dificulta a degustação. Lamenta-se também o fato de só podermos desfrutar desse filme um ano depois da época perfeita para seu lançamento.

Levando em conta o baixo orçamento de US$ 14 mil, os atores não cobraram cachê e as locações utilizadas eram as próprias casas dos integrantes da equipe. Além disso, os envolvidos levavam a sua própria refeição.

O diretor nasceu em 1970 na Colômbia, onde estudou história, direito e artes cênicas. Graduou-se em direção para cinema e televisão pela Universidad Nacional de Colombia em 2000. É roteirista, documentarista e professor. 'Crônica do fim do mundo' é seu primeiro longa-metragem como diretor. Muito boa estréia!

Vejam o trailer, e se tiverem oportunidade assistam no cinema:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar