sábado, 23 de novembro de 2013

Filme: A Caça


Na manhã do dia 23 de novembro de 2013, após fazer a última prova deste semestre, fui para o Iguatemi ver a sessão de arte com o filme "A Caça". Me interessei por este filme quando estive em Recife no mês passado, mas não deu para encaixá-lo na programação...

"A Caça" é um longa que aborda o tema da pedofilia, na visão de um homem que foi acusado injustamente. Trata-se de Lucas (muito bem inter pretado por Mads Mikkelsen, que em 2012, ganhou merecidamente o prêmio de melhor ator em Cannes. O ator consegue atuar de forma plena apenas com o olhar...), ele trabalha em uma creche infantil, e brinca o tempo todo com as crianças e inclusive ajuda os meninos quando eles precisam fazer o número dois...

 O filme começa mostrando que o sujeito é amigo de todos, e está tentando reconstruir sua vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Até um novo interesse amoroso surge em sua vida. Tudo as mil maravilhas, até que, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas.

Klara não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. Seu irmão adolescente, lhe mostra imagens pornográficas e logo ela forja a acusação, que ganha credibilidade perante a diretora da creche, que trata logo de afasta-lo do trabalho. Em uma reunião da escola, ela espalha o boato, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, e isso fez com que Lucas fosse perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.

Após a denúncia, ele chega a ser preso, mas é solto por falta de provas. As crianças da escola deram declarações que ele as levava para o porão de sua casa, sendo que ao investigarem, deram conta que sua casa não possui porão...

O assunto é extremamente importante de ser abordado. Existem crianças que sofrem abuso sexual, geralmente de pessoas próximas, ou da própria família. Muitas são oprimidas ao longo de sua vida e guardam para si este segredo. No entanto, a imaginação de uma criança é fértil, e o caso do filme mostra a bola de neve que se formou da inocente declaração da garota.

O ser humano gosta de julgar. Assim, todos, inclusive seu melhor amigo, pai da Klara, trata de condená-lo previamente, mostrando como nossa sociedade é intolerante e suscetível a mentiras. Existe um ditado dinamarquês que diz que crianças não mentem. Baseado nisso, ficamos angustiados ao presenciar a injustiça em tela neste magnífico filme.

O nome do filme talvez não ajude a vendê-lo, mas tem tudo haver com a história. O filme se passa às vésperas do Natal, e deve entrar pra lista de excelentes filmes que se passam nessa época. Em 2011, o filme representante da Dinamarca "Em Um Mundo Melhor" ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro. Acho que em 2014 já tenho um favorito... Ver "A Caça" concorrendo ao Oscar com o brasileiro "O Som ao Redor" me deixará extremamente feliz.

O dinamarquês Thomas Vinteberg, que é um dos criadores do "Dogma", movimento que propunha um cinema mais realista e menos comercial. O filme é simplesmente um dos melhores que vi no cinema este ano. Recomendo demais, especialmente para pais e educadores. Nota 10/10.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar