segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Surpreendido pela Esperança


Terminei de ler o livro "Surpreendido pela Esperança", de N.T.Wright. Um livro de escatologia bem interessante, que me fez temer ainda menos a morte.

Muitos cristãos, não sabem, ou não tem certeza do que ocorrerá após a morte. Muitas são as doutrinas que tratam do assunto. Alguns dizem que vamos imediatamente para o céu ou inferno, outros acreditam no purgatório... Eu creio no sono "eterno", que durará até a volta triunfal de Jesus para estabalecer os novos céus e a nova Terra.

O livro debate exaustivamente algumas ideias interessantes sobre escatologia. A maioria dos cristãos vivem numa busca incessante e desnatural de almas para povoarem os céus e não se preoucupam em viver a salvação no presente, através de atitudes que estabeleçam o reino de Deus na Terra.

O autor aponta a confusão atual sobre a esperança futura tanto na igreja quanto fora dela. E, depois de explicar por que os cristãos acreditam na ressurreição de Jesus, explora a esperança bíblica de “novos céus e nova terra” e mostra como a “segunda vinda” de Jesus e a ressurreição final fazem parte de um mesmo quadro mais amplo.

Aquilo que cremos sobre a vida após a morte afeta diretamente o que cremos sobre a vida antes da morte. Pois, se Deus deseja restaurar toda a criação — e se isso já começou na ressurreição de Jesus —, a igreja não pode parar na “salvação das almas”, mas deve antecipar a restauração final, trabalhando pelo reino de Deus no mundo, trazendo cura e esperança para a vida presente.

O livro é um tanto quanto provocativo e de leitura agradável, apesar de eu não recomendar a leitura em vôo (o que eu fiz com boa parte do livro). "Surpreendido pela Esperança" pode surpreender e encantar todos os que estão interessados no sentido da vida — não apenas após a morte, mas principalmente antes dela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar