quarta-feira, 28 de maio de 2014

Teatro Para Jovem: um palco para a nova geração

Na noite desta quarta-feira, 28 de maio de 2014, estive com a esposa na Escola Porto Iracema das Artes ali ao lado do Dragão do Mar, participando da palestra "Teatro Para Jovem: um palco para a nova geração" oferecida pelo Festival de Teatro Infantil do Ceará.

Fiquei sabendo do evento pela divulgação de matéria do Caderno 3 do Diário do Nordeste sobre a construção de plateia. Li a matéria como pai, pensando em teatro para meu filho e fiquei interessado em participar, em função de ser voluntário do Geração Futuro da Igreja Batista Central de Fortaleza e servir também no teatro.
Para ministrar sobre o tema, foi convidado Amauri Falsetti, fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro, ponto de Cultura paulista que há 35 anos desenvolve atividades teatrais junto a jovens no Brasil e no exterior, possui vários espetáculos, recebeu prêmios, etc.

Em sua fala, Falsetti afirmou que conhecer seu público é fundamental. Criticando o formato de teatro, que busca prioritariamente ensinar algo para o jovem, ele afirmou que "criança não é garrafa para ser enchida de conteúdo, mas um pavio para ser incendiado.". Criticando o modelo estabelecido pela sociedade capitalista, Falsetti disse que "teatro não é produto, mercadoria, mas arte, única forma que nos assemelha com o Deus Criador".

Para complementar a excelente fala de Falsetti, foi aberta uma mesa redonda com a participação da coordenadora de artes do Cuca Barra, um representante da Fábrica de Imagens, e o Dmitri Gadelha da Vila do RPG, que falaram de seus trabalhos e a relação com teatro para jovens. Gostei bastante do depoimento da jovem que integra o grupo de teatro do Cuca e do vídeo exibido pelo Dmitri sobre a jornada do herói, que complementou sua interessante participação.



Concordo que o Teatro para jovens cada vez mais é considerado um teatro político que adota abordagens poéticas para questões vitais que afetam a geração jovem e a sociedade como um todo. O teatro utiliza-se de uma linguagem que explora diferentes formas de olhar o mundo, sejam elas realistas, fantásticas, ficcionais ou documentárias, bem como explora diferentes formas de comportamento e hierarquias sociais, revelando a busca dos jovens pela sua própria identidade e emancipação. Fiquei interessado em participar das oficinas, mas devido o horário, não seria possível.

Semana que vem, 04/06, haverá a palestra "Teatro para Bebês: a poética no jardim da primeira infância". Inscrições aqui. Eu já garanti minha inscrição e já recebi confirmação da organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar