segunda-feira, 2 de junho de 2014

Filme - No Limite do Amanhã em IMAX 3D

Na noite do dia 2 de junho de 2014, estive com o Márcio do Calango Nerd vendo "No Limite do Amanhã" em IMAX 3D. Comemos castanhas do pará, castanhas de caju, biscoito recheado Amori de chocolate e pastilhas Mentos Kiss de menta!

Na mesma pegada sci-fi de "Oblivion" (2013), Tom Cruise nos apresenta outra excelente história de ficção científica, que me fez me sentir no jogo de vídeo game. Adaptação da novela japonesa “All You Need Is Kill”, de Hiroshi Sakurazaka.

A sinopse diz que em um futuro breve, a Terra é invadida por mímicos, seres de outro planeta. Os créditos iniciais, aproveitam-se inclusive das imagens das produtoras e já fazem cortes que inciam um relato, de que após anos de guerra, as forças terrestres preparam uma última investida. Para isso, o general do exército (Brendan Gleeson) convoca o Major William Cage (Tom Cruise) relações públicas das Forças Armadas dos EUA, que se mostra um verdadeiro medroso e covarde, ao ser obrigado a ir para linha de frente, no dia do confronto final.

Ele morre nos primeiros minutos do confronto, após derrotar um mimético alfa. Sem explicações, ele acaba preso no tempo, num loop temporal, condenado a reviver esta data repetidamente. À cada morte e renascimento, Cage avança e, antecipando os acontecimentos, tem a chance de mudar o curso da batalha com o apoio da guerreira Rita Vrataski (Emily Blunt), também conhecida por "A Megera de Ferro", que já possuiu essa habilidade de reviver várias vezes o mesmo dia. Assim, Cage vai se tornando mais habilidoso à cada morte, à medida que também chega mais perto de descobrir como derrotar os mímicos.
O roteiro tinha tudo pra ser cansativo e repetitivo, mas não é. Ver o protagonista crescer em meio a esta situação inusitada chega a ser empolgante num momentos e cômico em outros, especialmente quando não sabemos se o que estamos vendo em tela é a primeira vez, ou uma das tantas repetições ao qual o personagem é submetido. Ponto positivo também pra excelente dinâmica da edição. A atuação de Tom Cruise está excelente neste papel que chegou a ser cogitado para o Brad Pitt. Eu gosto dos blockbuster em que ele atua. Recentemente curti "Missão Impossível - Protocolo Fantasma" (2011) e "Jack Reacher - O Último Tiro" (2013). Emily Blunt, que já havia se destacado em "O Diabo Veste Prada" (2006) e "Looper - Assassino do Futuro" (2012), também nos entrega uma excelente atuação feminina num filme de ação. É perceptível a entrega dela no papel que exigiu um intenso treinamento físico durante 4 meses de preparação. No entanto, o mais importante é que a química entre os 2 funciona, inclusive com um clima de romance no ar. O elenco de apoio também está correto, não recebendo do longa grande destaque.

Doug Liman tem se especializado em bons filmes de ação, cito "A Identidade Bourne" (2005), "Sr. e Sra. Smith" (2002), "Jumper" (2008) e agora nos presenteia com um design de produção que não é diferente daquilo que temos visto no cinema, por exemplo, o figurino da armadura lembra o que vimos em "Elysium" (2013), no entanto, o objetivo é plenamente alcançado. Os efeitos especiais são um show à parte, e na versão IMAX o 3D funcionou à contento, e não me deixou com dores de cabeça... Algo raro ultimamente para filmes em 3 dimensões... A mixagem de som também está espetacular, o som de helicópteros, dos tiros e das explosões fazem a sala de cinema estremecer. Recomendado. Nota: 10,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar