quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Filme - Amantes Eternos

Na noite desta quinta-feira, 14 de agosto de 2014, véspera de feriado em Fortaleza, fui ao cinema com o Márcio ver uma sessão dupla. O primeiro filme, "Amantes Eternos" de Jim Jarmusch.
Me decepcionei com o longa que conta a história de amor entre dois vampiros eruditos, Eve (Tilda Swinton) e Adam (Tom Hiddleston), que vivem cansados da sociedade atual e profundamente incomodados com a evolução da humanidade. 
Eles são imortais, logo, já viveram muito tempo e há séculos vivem uma relação de cumplicidade e muito amor, que poderia ser abalada pela aproximação da irresponsável irmã caçula da vampira, Ava (Mia Wasikowska), mas nem isso acontece. 


Esperava mais da dupla Swinton e Hiddleston, no entanto, não os culpo serem mal aproveitados pelo roteiro mórbido e enfadonho de Jim Jarmusch, que também dirigiu o longa que foi exibido no Festival de Cannes 2013. Em sua filmografia, gosto do "Flores Partidas", que também é mórbido, mas bem mais interessante, onde a história combina com seu estilo de direção.
O filme deve agradar os mais eruditos, amantes de guitarras antigas e vitrolas, os que gostem de um visual emo, e de referências intelectuais. O início do filme já me causou náuseas com a câmera rodando. Só coloquei o sorriso no rosto quando vi a cena do picolé de sangue...
Pelo que entendi Adam é astro underground do rock, que vive recluso e causando ainda mais admiração nos fãs. Sua relação com Eve já vem de longa data. Ela é mais desinibida, mas vivem reclusos nas sombras da noite, dormindo durante o dia e vivendo nas madrugadas da vida, com quase nenhum relacionamento, a não ser com um médico que lhe vende sangue para que eles se alimentem e não saiam por aí matando qualquer um.
O casal se aceita apesar de suas diferenças, e permanecem juntos por anos à fio. Isso daria um bom mote e provocaria uma discussão séria, em tempos onde os casamento têm durado cada vez menos tempo. 
Outro ponto que o filme provoca, é a questão da imortalidade e do suicídio, pois Adam em determinado momento pensa em tirar sua vida, mas desiste. Lamentavelmente é um filme pra ser facilmente esquecido. Nota: 3,0/10,0.

Segue trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar