segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Filme: Deus Não Está Morto

Na tarde deste 1º de setembro de 2014, fui com a família ver o filme cristão "Deus Não Está Morto" no cinema.
Muito tem se falado acerca desse filme, que já foi lançado nos EUA há algum tempo, mas que a Graça Filmes conseguiu lançar nos cinemas, mesmo com ele já estando no Netflix. Fato é que o boca a boca nas igrejas funcionou e o próprio filme propõe isto através da Hasttag #DeusNaoEstaMorto

O filme questiona até onde iríamos para provar sua fé? Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper), terá sua fé desafiada diante de todos os seus colegas na aula de Filosofia. O pretensioso professor Radisson (Kevin Sorbo) diz não querer perder tempo com tolices e orienta seus alunos, categoricamente, a negarem a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista - até se afastar das pessoas mais importantes para eles.

Josh encontra-se dividido ao ter de escolher entre sua crença e seu futuro. Angustiado e nervoso, ele não cede às pressões, provocando a ira do professor. Agora, Josh, terá de defender a existência de Deus para toda a classe. Sem muito apoio, ele questiona se, de fato, pode lutar por aquilo em que acredita. 

Fiquei muito emocionado por ser cristão e ver um filme com conteúdo cristão chegar as telas de cinema da minha cidade. Foram vários momentos de contrição, especialmente quando vi C.S. Lewis sendo citado, nas legendas com as letras das trilhas e no debate final, onde a plateia do cinema aplaudiu ao término da cena.

O filme propõe a discussão da existência de Deus, num âmbito acadêmico. Deus passa então a ser o réu. Josh o advogado de defesa e o professor o promotor e o restante da turma é o juri. Infelizmente, os jovens cristãos ao chegarem nas faculdades, são desafiados por seus professores a negarem sua fé. E se eles não tiverem suas convicções bem firmadas, acabam cedendo ao ateísmo.

Meu único senão ao filme, diz respeito a dublagem. Não que ela seja ruim no filme, mas creio que a dublagem corrompe a originalidade do filme. Destaco a participação da banda Newboys na trama do filme e na trilha sonora. No entanto, Deus é bom em todo tempo.

Segue trailer:

Um comentário:

  1. Estou louco para assistir esse filme, muitas pessoas me falaram muito bem dele, bela análise, como sempre!

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar