terça-feira, 16 de setembro de 2014

Jardim Botânico de Curitiba

Na manhã de 16 de setembro de 2014, fui com a família conhecer o Jardim Botânico de Curitiba. Que local esplendoroso! O local é um ponto turístico de Curitiba, que já virou cartão postal desde quando foi inaugurado em 1991. Seu nome oficial é Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter.
Foi criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada. Tive a felicidade de visitá-lo no início da primavera, então algumas flores já embelezavam o local.
Lá, dispõe de uma estufa, em estrutura metálica, que abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d'água que torna o ambiente bem charmoso, especialmente com as pedras que são utilizadas para os pedestres. 
A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé. O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Havia uma exposição bem bacana. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg, mas não havia exposições e se encontrava inclusive um pouco abandonado.
Uma das partes mais interessantes do passeio, é visitar o Jardim das sensações, um espaço delimitado por cerca viva, onde os sentimentos do visitante são testados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar