segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Parque Vila Velha - Ponta Grossa/PR

Na tarde do dia 15 de setembro de 2014, visitei com a família o Parque Estadual Vila Velha em Ponta Grossa/PR. Era aniversário desta cidade. Inclusive entrei na cidade para fazer uma transação bancária e ao ver tudo fechado e um desfile nas ruas percebi que se tratava de um feriado municipal.
Considerado o principal atrativo Natural de Ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais elementos: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.
O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.
Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1966, abriga uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.
A Mariana não fez os passeios pois já estava exausta. Então fui sozinho com o Sahel ver os Arenitos, Furnas e a Lagoa Dourada. O mais legal é os Arenitos que tem formatos diversos. A trilha é bem divertida. Vimos esquilos e fizemos uma verdadeira aventura!
As furnas não tem graça, nem a Lagoa Dourada. O valor dos passeios é bem em conta. Recomendo principalmente os Arenitos. A pessoa da bilheteria salvou o meu dia, pois como os bancos estavam fechados, e precisava sacar dinheiro para pagar os pedágios do restante da viagem. A Mariana, fez uma limpeza no carro e tirou um belo cochilo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar