domingo, 16 de novembro de 2014

Série Família Saudável: Perdão e Reconciliação

Na tarde/noite deste domingo, fui a mais um culto na IBC. Após uma breve reunião de orientadores, deixei o Sahel no galpão amarelo e fui para a tenda desfrutar de mais um culto. As cadeiras estavam vazias, afinal não é o Pr. Armando que está ministrando...

Sentamos na segunda fileira, bem na frente. Ouvimos o louvor Rio de Vida do Kleber Lucas e Eu e minha casa serviremos ao Senhor de Daniel Costa. Daí minha esposa se incomodou com o que as pessoas que estavam ao nosso redor iriam pensar, por eu registrar no celular as principais observações do culto. Ela quer que eu use papel e caneta, tendo tecnologia à disposição... Tudo por causa do que os outros vão pensar...
Fiquei chateado e fui lá pra trás, onde ouvi a nova música do Daniel Costa, Amar o Próximo e Não há Algo Impossível para Deus de Daniel Costa. Daniel de Matos intercedeu pela causa impossível de alguns irmãos e convocou para o serviço voluntário. Foi lido o texto de Atos 14:17. Em seguida, uma nova oração e o recolhimento de dízimos e ofertas ao som de Perdão do Kleber Lucas. 

O Nando subiu ao palco, falou sobre a reunião de casais ocorrida ontem, 15/11 e apresentou o Pr Eufrásio da Igreja Batista Emanuel em Recife. O Pr. Eufrásio, em sua mensagem foi bem breve e direto. Falou que perdão foi a palavra mais pregada em sua vida. Perdão e algo especial de Deus para beleza de nosso mundo interior. Mateus 5:7 diz que Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Misericóridia tem dois sentidos: compaixão e perdão.

Provérbios 18:19 diz que um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.

Colossenses 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Suportar possui dois sentidos: tolerância e suporte. Perdoar é algo mútuo. O modelo é Jesus. Perdão é um fator sine qua non “sem o qual não pode ser” em nossos relacionamentos. Perdão é um caminho para a maturidade cristã. Quem não perdoa é imaturo emocionalmente. Perdão é o Caminho para um relacionamento saudável. Falta de perdão causa problemas psicossomáticos.

Lucas 23:34 Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo". Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.

Quem anda com Deus não é vingativo e sim perdoador. Atos 7:60 Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, tendo dito isso, adormeceu.
 
Perdão de Deus é originado na palavra Aphiemi - deixar, soltar, cancelar...Perdão é fruto de uma decisão consciente. Porque devo perdoar? Alguns motivos:

1. Porque o Senhor me perdoou. Eu não poderia comprar o subornar seu perdão. I Joao 1:7-9 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

2. Porque perdoar é um mandamento do Senhor.

3. Alguns carregam a mágoa por anos.
Hebreus 12:15 Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando muitos;

4. Porque a doença humana precisa deste remédio.
Temos que começar a medicação estando doentes.

5. Porque meu relacionamento precisa. Palavras, atitudes e palavras ferem as pessoas. Precisamos aplicar perdão no espaço familiar. Através do perdão nossa vida, nossa familia pode ser restaurada. O problema de nossa construção é a base. A prática da palavra trará saúde a nossa alma.

Nossos amigos e inimigos precisam de nosso perdão. Eufrásio então encerrou a mensagem com um testemunho pessoal extremamente relevante. Em 1984, mais de meia noite, Eufrásio recebe uma ligação pedindo para ele ir a casa dos seus pais. Seu irmão havia sido morto com 3 tiros fatais. As investigações deram conta que não havia sido suicídio como relatado por sua mãe, que dias depois atirou em si própria e ficou paralítica. Sua mãe teria inventado uma história... Não sabia ela que Eurásia dias antes descobrira que sua mãe tinha casa com seu irmão de criação e matara ele por ciúme...

Tudo que o homem semear também ceifará. Eufrásio citou que vergonha, ódio, amargura e raiva dominaram seu coração. Até que meses depois, num devocional em João 3:16 no feriado de 1º de maio de 1985 Deus restaurou a alma do Eufrásio. Deus usa o perdão para restaurar a essência. Perdão é expressão de amor. Perdoar até sarar. Para encerrar definitivamente, ouvimos a canção Força do Perdão de Sérgio Lopes.

Foram convidados para ir à frente pessoas que precisam liberar perdão, ou ser perdoados. Inclusive eu me manifestei, pois estava com o coração chateado com minha esposa, por ela no início do culto ter me chateado e me feito ir lá pra trás, de onde não suporto assistir o culto, prefiro estar lá na frente, pertinho da bênção... Se alguém me ver no culto com celular, eu não estou trocando conversa no whatsapp, embora às vezes acabe fazendo isso, mas fico ligado no culto e registrando o que posso para estudar ao longo da semana, meditar no que foi ensinado e fazer esta postagem.

Ainda houve o apelo e muitas vidas aceitando a Cristo como Senhor e Salvador. Foi um culto maravilhoso, pena que tive que sair às pressas, pois o Paulinho estava me aguardando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar