terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Filme - Elsa e Fred

Na noite do dia 02 de dezembro de 2014, fui com a família ver o Romance Elsa & Fred de Michael Radford com Shirley MacLaine, Christopher Plummer, refilmagem do sensacional filme argentino Elsa & Fred - Um Amor de Paixão (Elsa y Fred, 2005) de Marcos Carnevale.
Impossível não comparar dois filmes praticamente iguais. Achei o primeiro bem melhor, talvez pela novidade inesperada na época (vi em 2006, numa sessão do Cinema de Arte). Esse remake se mostra desnecessário, haja visto que é apenas o filme argentino em inglês, nada que uma boa dublagem pudesse resolver.
O filme apresenta Elsa (Shirley MacLaine) é uma mulher de 74 anos que vive sozinha. Um dia, ela comete uma barbeiragem ao sair com o carro e quebra os faróis do carro de Lydia (Marcia Gay Harden), filha de seu novo vizinho, Fred (Christopher Plummer). Revoltada com o ocorrido, Lydia exige que Elsa pague o conserto. O filho de Elsa (Scott Bakula) aceita cobrir os danos mas, ao entregar o cheque a Fred, Elsa lhe conta uma história triste que acaba convencendo-o a recusar o valor. 
Com o tempo, Elsa e Fred se aproximam cada vez mais, apesar do temperamento bastante diferente. Enquanto ela é cheia de vida, ele é rabugento e mal quer sair de casa. É aqui que reside a grande diferença entre este filme e o original. Enquanto que o Fred original é melancólico, triste, este é abusado, embora tenha bom coração.
O diretor Radford certamente foi contratado pra dirigir este filme, por ter sido o responsável pelo sucesso O Carteiro e o Poeta (Il Postino, 1994), onde dirigiu boa parte do atual elenco e equipe deste Elsa e Fred de 2014, ou seja uma reunião da turma 20 anos depois... Além disso, Radford tem intimidade com o cinema italiano que é homenageado em algumas cenas através de A Doce Vida (La dolce vita, 1960) de Federico Fellini.
Ainda assim, o filme é competente e a história deve agradar especialmente casais mais maduros, que almejam chegar a velhice amando seus cônjuges (meu caso). Plummer e MacLaine estão bem nos papéis principais, o elenco de apoio não tem tanta importância, merecendo destaque apenas Chris Noth, o eterno Sr. Big de Sex And The City, interpretando a si próprio por assim dizer... Ainda assim, recomendo: Nota: 7,0/10,0.

Segue trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar