quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Os Pinguins de Madagascar 3D


Na noite desta quinta-feira, 15 de janeiro de 2015, vi o 4º filme no cinema neste ano, a animação Os Pinguins de Madagascar (Penguins of Madagascar, 2014) de Eric Darnell e Simon J. Smith. Vi sessão em IMAX com meu filho Pedro Sahel.

O longa focado nos pinguins Capitão, Kowalski, Rico e Recruta, da franquia de animação Madagascar (2005, 2008 e 2012), ganham a sua própria aventura, compondo uma tropa de elite entre os animais. As cenas iniciais, com os pinguins bebês, citam indiretamente o documentário A Marcha dos Pinguins (La Marche de l'empereur, 2005) de de Luc Jacquet, de forma muito criativa e hilária, apresentando a origem do grupo de pinguins, a partir do nascimento do Recruta.

O filme se situa no tempo, após o final de Madagascar 3: Os Procurados (Madagascar 3: Europe's Most Wanted, 2012) de Eric Darnell, Conrad Vernon e Tom McGrath, onde os pinguins roubavam a cena sempre que apareciam. Inclusive agora, acompanhamos uma cena deles partindo para uma nova aventura logo após a apresentação da trupe no circo mostrada no último longa da franquia dos personagens queridos Alex, Marty, Melman e Glória. Inclusive a trilha tocada é a mesma, Circus Afro.

A nova missão, tinha como objetivo presentear o Recruta em seu 10º aniversário. Os pinguins são então capturados pelo vilão Dr. Otavius Brine, que se sentiu prejudicado pelo quarteto em um passado remoto, quando eles tomaram o espaço de um polvo chamado Dave no Zoo de Nova Iorque, em referência direta a Madagascar (Madagascar, 2005) de Eric Darnell e Tom McGrath.
Eles descobrem então o maléfico plano do vilão de se vingar dos pinguins do mundo todo e, ao fugirem dos tentáculos de Dave (Dr. Otavius Brine), eles são auxiliados por uma especializada agência de espiões, a Vento do Norte, liderada pelo agente Secreto. Enquanto isso, Recruta tenta provar seu valor como agente especial do time de pinguins.

Após alguns desentendimentos com essa nova trupe, composta pelo lobo Secreto, o urso Montanha, a coruja Ave e o pássaro Pavio Curto, os pinguins são despachados para Madagascar, em uma clara referência a Madagascar 2: A Grande Escapada (Madagascar: Escape 2 Africa, 2008) de Eric Darnell e Tom McGrath. Quando estão reclusos pelo Vento do Norte, vemos um easter-egg, quando surge numa cena, uma das ovelhas de Como Treinar o Seu Dragão (How to Train Your Dragon, 2011) de Dean DeBlois com Jay Baruchel.
Antes de ganharem um filme solo, os famosos pinguins de Madagascar já haviam conquistado uma série de televisão, no canal Nickelodeon, desde 2008. Aqui eles divertem, aprontam confusões e salvam a sua raça. Apesar de ensinar que o questionamento é sempre bem-vindo, e que a fofura está nos olhos de quem vê, o filme está repleto de piadas, muitas delas bem inteligentes, sendo um prato cheio para uma programação sem compromisso no cinema para adultos, especialmente se acompanhado das crianças, que vão querer sair da sala escura direto para praça de alimentação adquirir o McLanche Feliz com os personagens. Recomendado. Nota: 7,0/10,0 - ★★★

Segue trailer de Os Pinguins de Madagascar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar