sábado, 28 de março de 2015

O Sal da Terra

Poster de O Sal da Terra (The Salt of Earth, 2014) de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Na tarde do dia 28 de março de 2015, fui com o Sahel ver o documentário O Sal da Terra (The Salt of Earth, 2014), de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, expõe de modo sutil e delicado a vida e a obra de Sebastião Salgado, que se dedica ao ofício artístico da fotografia desde os anos 1970. Concorreu ao Oscar 2015 de Melhor Documentário. Um trecho do filme é dedicado as fotos que Salgado tirou na região do Sahel na África, então teve um significado especial pra mim...

No documentário, vemos onde Sebastião Salgado nasceu, seu encontro com sua esposa, Lélia Salgado, em Vitória, a ida do casal para São Paulo, a proximidade com a militância à esquerda, a decisão de se mudar para a Europa após o recrudescimento da ditadura, o abandono da carreira de economista em benefício da fotografia, o nascimento dos filhos (incluindo a surpresa da descoberta de que o segundo é portador da Síndrome de Down), o impacto crescente de suas fotos e o reconhecimento internacional.

Ver O Sal da Terra funciona como estar admirando um álbum fotográfico com os comentários em áudio do fotógrafo. Em alguns trechos, vemos exatamente isso em tela, quando a foto e a narração de misturam. Sempre fotografando em preto e branco, Sebastião Salgado expõe a desigualdade social presente no mundo que vivemos, até o período em que ele decidiu registrar a beleza e a degradação da natureza. O documentário mostra também o trabalho de Sebastião Salgado no Instituto Terra, criado por ele e sua esposa, que é dedicado à plantação de espécies da Mata Atlântica.

O co-diretor Juliano Ribeiro Salgado é filho de Sebastião Salgado, então é possível sentir uma atmosfera familiar no registro. No entanto, predomina a visão de Wim Wenders, que é um admirador das diversas formas de artes e teve seu primeiro contato com o trabalho do fotógrafo no final dos anos 1980, quando viu uma foto de uma mulher cega feita para o projeto Trabalhadores. O fotógrafo social Sebastião Salgado também é autor das séries Sahel: The End of the Road, Êxodos e Gênesis. As filmagens começaram em 2009 e o processo teve 15 mil horas de captação. A edição levou mais um ano e meio para finalizar o filme.

No campo das premiações, O Sal da Terra venceu um prêmio especial do júri da Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, além do prêmio do Júri Ecumênico, dedicada a produções sobre valores humanos. O documentário também venceu o César 2015, principal prêmio do cinema francês, de Melhor Documentário. 

FICHA TÉCNICA
O Sal da Terra (The Salt of Earth)
Estreia: 26/03/2015
Gênero: Documentário, Biografia
Duração: 110 min.
Origem: Brasil, França, Itália
Direção: Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders
Roteiro: David Rosier, Juliano Ribeiro Salgado, Wim Wenders
Distribuidor: Imovision
Classificação: 10 Anos
Ano: 2014

Contemple o trailer de O Sal da Terra: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar