segunda-feira, 30 de março de 2015

Ponte Aérea

Poster de Ponte Aérea (2015) de Júlia Rezende
Na noite do dia 30 de março de 2015, fui com minha namorada e esposa Mariana ver o drama romântico nacional Ponte Aérea (2015), de Júlia Rezende, que nos apresenta um encontro inesperado entre um carioca e uma paulista, que vivenciam uma turbulenta história de amor moderna em meio a seus dramas pessoais

Um voo do Rio de Janeiro para São Paulo tem seu curso desviado para Belo Horizonte, devido à forte chuva que castiga a capital paulista. Diante do imprevisto, os passageiros são hospedados em um hotel para que, na manhã seguinte, sigam para São Paulo. Bruno (Caio Blat) e Amanda (Letícia Colin) estão neste voo e se conhecem por acaso no hotel onde são obrigados a passar à noite. Após um rápido flerte, eles passam a noite juntos, mas se desencontram no dia seguinte, pois Bruno pega um voo logo cedo, em virtude da urgência de sua viagem.

Em São Paulo, após passar o dia no hospital, sem ter para onde ir, ele procura Amanda, enquanto que ela está sendo promovida na agência de publicidade em que trabalha. Aos poucos o sentimento entre eles se intensifica, mesmo que tenham que lidar com as dificuldades dos 432 quilômetros de distância entre as cidades que vivem. Amanda é uma jovem e bem-sucedida publicitária, Bruno é um artista plástico talentoso mas que se recusa a amadurecer. Seu pai deixou sua mãe quando ele ainda era garoto e agora, vivendo sozinho com amigos, ele tem que lidar inclusive com o outro filho de seu pai, que também é órfão de mãe.

Apesar de serem bem diferentes, Bruno e Amanda sentem uma atração inexplicável um pelo outro e vivem um amor momentâneo. O filme propõe então um olhar para a dificuldade dos jovens atuais em criar laços duradouros e sua resistência em enfrentar questões da vida adulta. Este é o grande mérito do filme, o fato dele ter conteúdo, algo bem diferente das tradicionais comédias globais que superlotam nossos cinemas.

O roteiro foi inspirado no livro Amor Líquido – Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. O argumento escrito por Júlia Rezende e Rafael Pitanguy levou três anos para ser concluído. Posteriormente, L.G. Bayão entrou para a equipe de roteiristas, que contou ainda com a colaboração de Patrícia Corso. Embora não concorde com o tipo de romance que vai para a cama na primeira noite, entendo que esta é a realidade do mundo que vivemos. Então, nada melhor do que poder vislumbrar isso na tela grande, especialmente as consequências de uma relação frágil, quando as pessoas priorizam a busca do prazer sexual sem ao menos se conhecerem.

Letícia Colin está simplesmente encantadora e Caio Blat esbanjando o talento de sempre. A trilha sonora se destaca com a banda Kaiser Chiefs e sua balada Ruby, Rodrigo Amarante participa com Hourglass, Dimitri BR e Bruna Beber dividem a voz na linda e melancólica Você e a Brisa, e a clássica A Whiter Shade Of Pale da banda Procol Harum. É cinema nacional de primeira qualidade.
 
FICHA TÉCNICA
Ponte Aérea
Estreia: 26/03/2015
Gênero: Drama, Romance
Duração: 100 min.
Origem: Brasil
Direção: Júlia Rezende
Roteiro: Júlia Rezende, Rafael Pitanguy, L.G. Bayão, Patrícia Corso
Distribuidor: Paris Filmes
Classificação: 12 anos
Ano: 2015

Confira trailer de Ponte Aérea:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar