terça-feira, 12 de maio de 2015

A Estrada 47

Poster de A ESTRADA 47 (2013) de Vicente Ferraz

Na noite deste 12 de maio de 2015, fiz uma sessão dupla, começando com o primeiro filme de guerra produzido pelo Brasil, retratando a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, A Estrada 47 (2013), de Vicente Ferraz, consegue ser convincente ao apresentar cenas memoráveis, num filme de qualidade técnica (especialmente fotografia e sonoplastia) que não deixa a desejar a nenhum filme deste gênero e que ainda aborda com muita humanidade os dramas dos pracinhas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Na época, foram encaminhados mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Quase todos os soldados eram de origem pobre e, em sua maioria, despreparados para o combate. Conhecidos como pracinhas, eles tiveram que aprender na prática a lutar pela sobrevivência.

Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar, que rouba todas as suas cenas) e Laurindo (Thogun Teixeira) tentam descer a montanha, mas acabam se perdendo uns dos outros. Quando conseguem se reencontrar, precisam decidir se retornam para o batalhão, correndo o risco de enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem da mancada que cometeram, mas muita coisa ainda está por acontecer e a guerra está longe de acabar.

O filme é uma co-produção entre Brasil, Itália e Portugal, e embora narre uma história de ficção, é baseada em fatos reais, foi rodado em locações da região de Friuli-Venezia Giulia, na Itália. Venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado 2014 e no Festival Iberoamericano Cine Ceará 2014, além do Prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio de 2013. Teve orçamento de R$ 9 milhões, sendo que o Brasil entrou com 60%, já Itália (Vedeoro) e Portugal (Stopline) entraram com os 40% restantes. Merece ser visto.

FICHA TÉCNICA
A Estrada 47
Estreia: 07/05/2015
Gênero: Drama
Duração: 107 min.
Origem: Itália, Brasil, Portugal
Direção: Vicente Ferraz
Roteiro: Vicente Ferraz
Distribuidor: Europa Filmes
Classificação: 12 anos
Ano: 2013

Segue trailer de A Estrada 47:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar