sábado, 16 de maio de 2015

METANOIA – HÁ ESPERANÇA PARA UM DROGADO



Companhia de Artes Nissi e 4U Films apresentam Metanoia (2013) de Miguel Nagle, filme premiado no Festival Nacional de Cinema Cristão 2014 que chega às salas de cinema de todo o país abordando o tema das drogas de maneira sincera e verdadeira, apontando uma esperança para quem lida com esse tipo de situação.
Eduardo (Caique Oliveira) cresceu no Jardim Ângela, periferia de São Paulo e recebeu uma boa educação de sua genitora, Solange (Einat Falbel). No entanto, por influencias de amigos, conhece o universo das drogas e se torna usuário de crack. Ele demonstra imaturidade e de certa forma acomodado, apesar da ausência da figura parterna.

Já adulto, Eduardo passa a trabalhar como entregador de pizza, mas após um acidente com a moto emprestada de seu vizinho, ele deixa o serviço e passa o tempo todo ao lado de um amigo rico Jeff (Caio Blat) que lhe ajuda a sanar umas dívidas e o introduz para drogas ainda mais pesadas, inclusive a pedra, que como dito no filme, passa a chamá-lo pelo nome.

Rapidamente, Eduardo se vê dependente do crack, vendendo seus pertences e lidando com o traficante Pequeno (Thogun Teixeira). Assaltos passam a ser realizados para sustentar o vício. Eduardo sai de casa e passa a viver nas ruas, representando um desafio para sua mãe que tenta de todas as formas ajudar o filho a se livrar da dependência química, inclusive o mantendo preso dentro de casa. O filme expõe a cruel luta contra o vício e as consequências devastadoras que quase sempre depende da intervenção divina para que um viciado abandone a nóia.

Apesar de ser declaradamente cristão, o filme não é essencialmente religiosa, aliás, ela é extremamente verdadeira e capaz de dialogar com inúmeras pessoas que são dependentes ou co-dependentes. Parte das filmagens foram realizadas na região da Cracolândia em São Paulo, onde milhares de viciados vão à procura de satisfazer seus anseios.

As atuações estão muito boas, mas merece destaque a cena entre Cadu (Silvio Guindane) e Clara (Solange Couto), que encenam um encontro emocionante entre um filho viciado em crack e sua mãe no dia do aniversário dele. Fotografia, direção de arte e figurinos também merecem elogios. Ver os créditos subindo ao som de Até que a casa esteja cheia de Rodolfo Abrantes provoca uma sensação arrebatadora. Altamente edificante.

Título: Metanoia
Estreia: 14/05/2015
Gênero: Drama
Duração: 107 min.
Origem: Brasil
Direção: Miguel Nagle
Roteiro: Caique Oliveira, Miguel Nagle
Distribuidor: Europa Filmes
Classificação: 14 anos
Ano: 2013

Segue o impactante trailer de Metanoia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar