sábado, 9 de maio de 2015

Vivenciando o MAPA no sábado da Liderança

Neste sábado, 9 de maio de 2015, participei de mais um memorável sábado da liderança na Igreja Batista Central, onde pudemos vivenciar o MAPA de forma prática e sensorial. Fomos divididos em 4 equipes e desafiados a cumprir dinâmicas relacionadas ao MAPA, participando um circuito composto por quatro estações, correspondente a sigla do nosso método de aprendizagem. 
 
O MAPA é uma metodologia simples que aplicada à vida de cada discípulo o ajudará a aprender de Deus na sua rotina diária. Ele é um estilo de vida, que estimula a responsabilidade pessoal e a aprendizagem relacional. As quatro etapas que formam a palavra MAPA são: Meditar, Abrir, Planejar e Avaliar. 

A constante e diligente Meditação na Palavra de Deus, seguida da Abertura que partilha o aprendizado com um parceiro de prestação de contas ou Grupo de Relacionamento, propicia um Planejamento que declina quais ações precisam ser tomadas para melhor se conformar à imagem de Cristo, por fim, e para completar o círculo, o discípulo procura o parceiro de prestação de contas para intencionalmente se submeter a uma Avaliação do plano estabelecido. Quando cada discípulo aplica o MAPA à sua vida, ele é desafiado na prática diária da presença de Deus e no engajamento constante com a missão.

As 4 etapas do MAPA ajudam a responder duas perguntas cruciais do processo de aprendizagem. Quando o discípulo pratica o MEDITAR e o ABRIR ele responde a pergunta: O que Deus está me dizendo? E na prática do PLANEJAR e AVALIAR ele responde a pergunta: O que vou fazer a respeito? O MAPA sempre leva em conta a responsabilidade pessoal (MEDITAR e PLANEJAR) e a aprendizagem relacional (ABRIR e AVALIAR) do discípulo.

REFLEXÃO
O primeiro desafio para todos nós, discípulos de Cristo é abandonarmos o ensino bíblico centrado na codependência do sacerdote para aquele construído através da autonomia interdependente. Entendendo que a função pastoral é equipar os santos, é preciso que cada discípulo assuma sua responsabilidade em seu crescimento pessoal. A metodologia do MAPA – (1) Meditar; (2) Abrir; (3) Planejar e (4) Avaliar – inverte o processo de aprendizagem impessoal e vertical para uma aprendizagem pessoal e relacional. Somos sujeitos ativos no processo de nosso crescimento espiritual!

O segundo desafio é sairmos do isolamento.  A aprendizagem da vida cristã é relacional. Quando nos dispomos a aprender mais de Deus de forma relacional, tornamo-nos agentes cooperadores do Reino de Deus. Desta forma encontramos a maior razão de nossa existência: Viver para a glória de Deus. 

Segue mensagem sobre a vivência do MAPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar