quinta-feira, 18 de junho de 2015

Divertida Mente

Na tarde deste 18 de junho de 2015, fui com meu filho Pedro Sahel ver a nova obra prima da Pixar, Divertida Mente (Inside Out, 2015) de Pete Docter, diretor dos excelentes Monstros S.A (2001) e  Up - Altas Aventuras (2009,) que consegue a proeza de entrar literalmente na cabeça das crianças. Não podíamos esperar algo diferente de genial do roteirista de Toy Story...
A animação entra na mente da garota Riley, uma garota divertida de 11 anos de idade, mostrando como funciona a formação de memórias base, e como as emoções atuam na cabeça de uma criança. Riley enfrenta mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco, um evento traumático para uma pequena.

Assim, ela se vê obrigada a deixar sua vida no meio-oeste americano para acompanhar sua família, devido novo emprego do seu pai em São Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, a Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. As duas, se veem obrigadas a se unirem, percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente. 

O filme apresenta de modo inteligente e criativo, o motivo de esquecermos alguns fatos de nossas vidas, porque alguns eventos definem nossa personalidade, questões como o déjà vu, memórias chiclete, o inconsciente, o subconsciente, amigo imaginário, a formação de sonhos e inclusive a questão da depressão. O filme conquista a plateia, ao não vilanizar sentimentos como tristeza e raiva, que ora servem como alívio cômico, ora servem como válvula de escape e responsáveis por coisas positivas em nossas vidas.
 
Na dublagem em português, o elenco conta com Dani Calabresa, Katiuscia Canoro, Miá Mello e Sidney Magal. que fazem um papel discreto e não comprometem o longa, que foi exibido em versão legendada, apenas numa sessão de pré estreia.  O filme emociona, diverte e é recomendado para todas as idades. Parabéns a todos os envolvidos por esbanjarem criatividade
 
Segue trailer de Divertida Mente:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar