terça-feira, 25 de agosto de 2015

Party Girl

Na noite deste 25 de agosto de 2015, tive a oportunidade de ver o drama Party Girl (Angeliqué, 2015) de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, produção que venceu a Câmera de Ouro e o prêmio de Melhor Diretor na mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes 2014.
Angélique é uma hostess de 60 anos que ainda gosta de festa e de homens. Trabalhando em um cabaré perto da fronteira franco-alemã, ela começa a ver a clientela tornar-se cada vez mais rara. Mas Michel, seu cliente regular que sempre foi apaixonado por ela, um dia a pede em casamento. Inspirado na história da mãe do diretor Samuel Theis, o filme conta com a própria família do realizador no elenco, no qual interpretam a si mesmos. Filme de abertura da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes 2014, ganhador do prêmio Caméra D’or.
Angélique (Sonia Theis) tem 60 anos e trabalha em um cabaré na fronteira da França com a Alemanha, sendo uma das funcionárias mais velha da casa, e apesar da idade avançada e continua sedutora e festeira como sempre foi. Ela aparenta estar feliz com a vida que leva, mas no fundo sente medo de envelhecer sozinha. Mas um amigo do seu passado reaparece e a surpreende com um pedido de casamento e ganha a oportunidade de mudar de vida. Resta saber se ela terá coragem em embarcar numa nova jornada. Por impulso, ela aceita se casar com um de seu velhos clientes, Michel (Joseph Bour), e sua vida toma novos rumos.

A partir daí, descobrimos que ela possui quadro filhos, alguns mais próximos, outros distantes. Ela tanta fazer com que todos participem do casamento, mas com o tempo ela mesma vai ficando com dúvidas acerca do casamento. Apesar do filme ser curto, ele parece ser mais longa, evidenciando um problema de ritmo. No entanto, o filme transparece uma verdade nítida aos olhos, talvez por ser uma realidade vivida pelas pessoas envolvidas na história.

O filme é baseado na história de vida de Angélique Litzenburger. Interessante que vários familiares da atriz integram o elenco, como o filho Samuel Theis, que ainda também roteirizou e dirige o longa ao lado de Marie Amachoukeli-Barsacq e Claire Burg, parceria que já vem de alguns curtas-metragens e que aqui estreiam como roteiristas e diretores de longa-metragem. 

Confira o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar