terça-feira, 10 de maio de 2016

Memórias Secretas

Na manhã desta terça-feira, 10 de maio de 2016, estive na Cabine de Imprensa do drama Memórias Secretas (Remember, 2015) de Atom Egoyan, diretor de O Preço da Traição (2009), Sem Evidências (2013) e À Procura (2014), baseado no livro THE NAZIS NEXT DOOR: HOW AMERICA BECAME A SAFE HAVEN FOR HITLER’S MEN, de Eric Lichtblau sobre a presença de nazistas nos EUA, e que aborda o tema da vingança na terceira idade, de forma tensa, envolvente e de certa forma até cômica, ao lidar com as memórias, ou a falta delas.
O filme conta a suposta história do judeu Zev Guttman (Christopher Plummer) que seria um sobrevivente das atrocidades da Segunda Guerra Mundial, tendo que carregar as lembranças traumáticas que o acompanham desde então. Ele mora num abrigo de idosos. Certo dia, acorda à procura de sua esposa Ruth, mas descobre que ela falecera na semana anterior. Ele é abordado então por Zucker (Martin Landau), outro idoso, que também seria sobrevivente do holocausto nos campos de Auschwitz.

Mesmo idoso e com a saúde debilitada, Zev e Max mantém um plano de vingança, que pode se concretizar quando eles descobrem a localização do nazista que matou sua família. Eles investigam, há décadas, o oficial nazista e descobrem que ele mora no país, em outro estado, sob falsa identidade, decidem colocar o plano em ação.

Zev parte então numa jornada de vingança atravessando o país para visitar quatro endereços à procura dos assassinos de sua família. Ele é guiado por uma carta escrita por Max. No entanto, além dos problemas físicos típicos da terceira idade (Zev tem 90 anos), ele também tem que lidar com sua mente e o a demência que o faz esquecer das coisas após um simples cochilo. Não é fácil fazer justiça com as próprias mãos, ainda mais quando elas tremem com a idade avançada. A viagem, no entanto, se mostra mais longa e surpreendente do que esperavam, assim como o desfecho dessa história.

O filme concorreu ao Leão de Ouro no Festival de Veneza 2015. No mesmo evento, Atom Egoyan venceu o Grande Prêmio do Júri Jovem do Vittorio Veneto Film Festival. Em cartaz no Cinema de Arte, no Cinépolis do Shopping Rio Mar, às 14h00 no sábado e no domingo e às 19h00 na faixa nobre de quinta, sexta e de segunda a quarta.

Confira trailer de Memórias Secretas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar