quarta-feira, 31 de maio de 2017

Antes Que Eu Vá

Drama fantasioso voltado para o público adolescente Antes Que Eu Vá (Before I Fall, EUA, 2016), de Ry Russo-Young, baseado na obra da escritora Lauren Oliver, que utiliza a premissa já vista nos excelentes Feitiço do Tempo (1993) de Harold Ramis e no recente No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow, 2014) de Doug Liman com uma protagonista que acorda sempre no mesmo dia, tentando sair de algo parecido com um pesadelo, de viver um eterno hoje, sem a esperança de um novo amanhã. 

Na trama, Samantha Kingston (Zoey Deutch) é uma jovem que tem tudo o que uma jovem pode desejar da vida: beleza, namorado cobiçado, amigas populares. No entanto, essa vida perfeita chega a um final abrupto e repentino no dia do cupido, 12 de fevereiro, um dia que seria um dia como outro qualquer se não fosse pela da morte de Sam às 12:38 já da madrugada do dia 13... Segundos antes de realmente morrer, ela terá a oportunidade de mudar o seu último dia de vida e, talvez, o seu destino.


O filme começa filosofando sobre o amanhã, se mostra chato ao mostrar a rotina da jovem, fica pior quando ela se torna rebelde e vai melhorando à medida que a personagem principal tenta se redimir de seus erros e mostra certo amadurecimento. Gosto da lição de respeito aos pais, do amor que precisa ser vivenciado entre irmãos, da escolha da pessoa certa para namorar, do respeito às diferenças, da verdadeira amizade e tudo isso o longa mostra implicitamente, sendo praticamente um filme de auto-ajuda para o público jovem.


A trilha sonora do filme incomoda em diversos momentos, especialmente quando quer criar um momento de tensão, ou quando acaba com o clima romântico mostrado em tela. Isso sem falar da falta de qualidade musical nas canções que adolescentes de 16, 17 anos costumam ouvir/cantar. O roteiro de Maria Maggenti falha ao deixar muito claro o que irá acontecer no final, tirando o fator surpresa, mas não deixando o filme desagradável. O elenco está correto, e Zoey Deutch se destaca levando a trama nas costas.


A bíblia nos ensina no Evangelho de Mateus, capítulo 6, verso 34 que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã, e vivermos plenamente o hoje, pois o amanhã a Deus perence. "Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal." O livro de Provérbios ensina que "Não te felicites pelo dia de amanã, pois não sabes o que o hoje gerará." (Provérbios 27:1)


Assista ao trailer de Antes Que Eu Vá:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar