quarta-feira, 10 de maio de 2017

Norman: Confie em Mim


Comédia dramática Norman: Confie em Mim (Norman: The Moderate Rise and Tragic Fall of a New York Fixer, Israel/EUA, 2016) de Joseph Cedar, diretor americano, estabelecido em Israel faz um emaranhado de ideias bacanas, num filme que emobra se perca no terceiro ato, nos entrega algo interessante e diversificado dos padrões atuais que vemos no cinema hollywoodiano. O filme se propõe a mostrar exatamente o que seu subtítulo original diz: A ascensão moderada e queda trágica de um operador financeiro judeu em Nova York.

O filme é focado em Norman Oppenheimer (Richard Gere numa atuação segura e exuberante) que é o dono de um pequeno negócio de consultoria estratégica, propondo aplicações financeiras como compras de dívidas, que possam ter alto rendimento. Interessado no mercado israelense, ele faz amizade com um jovem político em ascensão, Micha Eshel (Lior Ashkenazi). Três anos depois, Eshel torna-se primeiro ministro israelense e um influente líder mundial, transformando drasticamente a vida de Norman tanto positivamente quanto negativamente.

Norman mantém contatos com um magnata (Dan Stevens), um rabino (Steve Buscemi) e seu sobrinho (Michael Sheen). E ele sabe usar de engenharia social para conseguir lograr êxito. As cenas do primeiro ato são hilárias, especialmente a compra do sapato para o amigo, um caro que saiu barato, ou não... E sabe aquelas piadas envolvendo os judeus e suas capacidades de serem chantagistas? Elas são a espinha dorsal do filme, que faz piada até de si próprio. E quando o personagem principal sofre uma grande transformação, surge outro pra ocupar o seu papel no quarto ato. Irônico, se não fosse trágico.

Em tempos de tantos escândalos políticos em nossa nação, muitos deles frutos de lobistas mal intencionados que se utilizam das amizades para se darem bem, o filme vem a calhar para mostrar como a política transforma a vida das pessoas que se envolvem nesse emaranhado de relações. Afinal, quem não queria ser amigo de Lula aqui no Brasil... O elenco coadjuvante do filme atua de modo seguro, mas o destaque vai Richard Gere que protagoniza um personagem incógnito, mas altruísta o suficiente para ser capaz de se doar totalmente pela sua causa. Pela trilha sonora, divisão do filme em atos, parece que estamos diante de uma obra de Woody Allen.

Originalmente, o nome do filme seria Oppenheimer Strategies. Destaca-se o fato dele ter sido filmado em Nova Iorque e em Jerusalém, sendo o primeiro filme em língua inglesa de Joseph Cedar, do excelente Beaufort (2007) que foi indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro.


Confira o trailer de Norman: Confie em Mim:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar