sexta-feira, 7 de julho de 2017

1º Seminário de Contabilidade Rural


Ao longo deste 7 de julho de 2017, estive participando do 1º Seminário de Contabilidade Rural, dentro da programação do PEC Nordeste 2017, organizado com excelência pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - (SENAR-CE), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), e conta com o apoio da Receita Federal, do INSS, da Caixa Econômica e do Ministério do Trabalho.


O evento contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flavio Viriato de Saboya Neto, do superintendente do Senar-CE, Paulo Helder de Alencar Braga, da presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Clara Germana Rocha, do diretor da divisão de arrecadação e cobrança da 3ª região fiscal da Receita Federal, Alexandre Vasconcelos e o superintendente do Senar da Paraíba, Sérgio Gouveia.


Destaca-se o trabalho da Francisca Ivonisa Holanda de Oliveira, gestora do Núcleo de Arrecadação do SENAR-CE que com seu empenho e dedicação proporcionou com que o evento fosse um sucesso tanto de presença de público, quanto de conteúdo, aproximando os profissionais, o mercado e as entidades.

O Seminário reuniu entre outros profissionais, contadores e colaboradores das administrações municipais cearenses, uma vez que muitos municípios têm habilitado em chamadas públicas produtores rurais, pessoas físicas para aquisição de produção no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos PAA e outros programas, mas precisam de orientação e informações para lidar com diversos procedimentos importantes.

Assim, após uma apresentação das ações do Senar-Ce, pelo diretor técnico do Senar-CE, Eduardo Queiroz de Miranda, a programação do I Seminário de Contabilidade Rural abordou temas como: Custeio e benefícios previdenciários e a contribuição do SENAR, numa excelente palestra ministrada pelo Gilson Fernando Ferreira de Menezes, professor universitário, auditor fiscal da Receita Federal aposentado e consultor de empresas. O evento dedicou um tempo para abordar questões de benefícios previdenciários, com o Antonio Francismar Lucena, gerente executivo do INSS em Fortaleza. 

Após o intervalo do saboroso almoço que estava incluído na programação, ocorreu um Painel sobre o eSocial/EFD-Reinf, com  representantes das entidades gestoras – Receita Federal, INSS, Caixa Econômica e Ministério do Trabalho e o evento encerrou com uma brilhante explanação sobre contabilidade rural, com o palestrante Marciel Augusto Lima, professor de pós graduação e consultor Contábil e Tributário de Goiás. Foi muito engradecedor participar deste evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar