domingo, 16 de julho de 2017

Curso Produção de Mapa de Orientação com OCAD


No fim de semana de 15 e 16 de julho de 2017, das 8h às 17h, estive no 23º Batalhão de Caçadores, participando do Curso de OCAD oferecido pela Fecori (Federação Cearense de Orientação). Foi oferecido almoço e lanche, nos intervalos (15 minutos), dentro de cada turno, permitindo que ao longo do fim de semana, recebêssemos instruções do Jayckson Saraiva Amorim.


A Fecori destacou ao longo do curso, o espírito voluntário e o desprendimento dos atletas que aceitaram sacrificar horas de descanso e lazer em prol desta comunidade desportiva. Será um prazer estar à disposição para mapear áreas que venham a proporcionar a prática dessa atividade esportiva. Tenho recebido orientações básicas à distância do mapeador Marcelo Aquino, de modo que já venho utilizando a ferramenta e tentando mapear uma praça aqui de Fortaleza (a Estrigas e Nice, ao lado do Rio Mar, no Papicu), visando realizar algum trabalho voltado para o público infantil, ou quem sabe até o Circuito de Praças de Fortaleza, conforme ideia surgida durante o curso.
O OCAD é um programa (software) voltado para produção simplificada de mapa. Ele permite a manipulação de um conjunto de símbolos, permitindo inclusive utilizar mapas base do Google Earth para confecção de um mapa de área. No entanto, OCAD é muito mais do que apenas um programa para desenho de mapas. Com acesso à base vetorial dados espaciais, é possível importá-lo e atribuir símbolos ou assinaturas para ele, que possa organizar de acordo com os próprios conceitos individuais. 


É possível melhorar mapas com objetos adicionais, sendo preciso fazer registros no terreno com um dispositivo GPS e em seguida importá-los no mapa. Se for necessário, o programa permite editar objetos mapa utilizando as funções de modo que satisfaçam as mais altas exigências cartográficas. Finalmente, é possível exportar o mapa como um arquivo PDF e enviá-lo para o processo de montagem de percurso e de impressão. A turma foi excelente e o aprendizado foi deveras oportuno. Espero em breve estar proporcionando algum mapa que seja útil para a prática de orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar