segunda-feira, 9 de março de 2009

AULA 05: Depressão


OBS: Para ler ouvindo a música Eu Posso Ver O Teu Milagre da Pra. Ludmila Ferber

Se os teus olhos não conseguem ver a luz no fim do túnel aperecer
Se essa dor insiste em doer, e a tua esperança parece morrer
Não deixe a depressão te abraçar, corra pros braços do teu Salvador
Não abandone Jamais o altar de comunhão com o Senhor.
Cuide da promessa, não deixe que te roubem o que Deus já te deu,
Vele sobre ela, Deus é Fiel e Poderoso pra cumprir o que Ele prometeu

Eu posso ver o teu milagre chegando
Eu posso ver tua resposta chegando
Eu posso ver a Esperança dar à luz
Os sinais de Deus sobre você
Eu posso ver tua vitória chegando.

A depressão (também chamada de transtorno depressivo maior) é um problema médico caracterizado por diversos sinais e sintomas, dentre os quais dois são essenciais:
* Humor persistentemente rebaixado, apresentando-se como tristeza, angústia ou sensação de vazio; ou
* Redução na capacidade de sentir satisfação ou vivenciar prazer.
O estado depressivo diferencia-se do comportamento "triste" ou melancólico que afeta a maioria das pessoas por se tratar de uma condição duradoura de origem neurológica acompanhada de vários sintomas específicos. Ou seja, depressão não é tristeza. É uma doença que tem tratamento.
Estima-se que cerca de 15 a 20% da população mundial, em algum momento da vida, sofreu de depressão. A depressão é mais comum em pessoas com idade entre 24 e 44 anos. A ocorrência em mulheres é o dobro da ocorrência em homens. As causas da depressão são inúmeras e controversas. Acredita-se que a genética, alimentação, stress, estilo de vida, drogas, e outros fatores estão relacionados com o surgimento ou agravamento da doença.
A Bíblia não discute a depressão, mas há narrativas e exclamações que deixam transparecê-la. É ocaso do Salmo 69, do 88 e do 102. A Palavra de Deus se caracteriza pelo realismo, razão porque não esconde o sofrimento da depressão. Jó (capítulo 3), Moisés (Números 11.10-15), todo o Povo de Israel (Êxodo 6.9), Elias (1Reis 19), Jonas (4.1-3), Jeremias (as Lamentações), Pedro (Mateus 26.75), Jesus no Getsêmani (Mateus 26.37,38). O Novo Testamento narra a experiência de Jesus do seguinte modo: "...(Jesus) levou Pedro e os dois filhos de Zebedeu, Tiago e João com Ele, e começou a sentir-se cheio de angústia e tristeza. Então disse-lhes: 'Minha alma está cheia de pavor e tristeza, a ponto de morrer... fiquem aqui... fiquem acordados comigo'".
No entanto, em todos os casos acima o que levaria ao desespero cede lugar à esperança, e repousa na fé inabalável em Deus, e na certeza da vida abundante. É tão somente recorrermos às expressões do Salmo 34.15-17 ou Mateus 5.11,12, João 14.1; Romanos 8.28, e a palavra de Paulo, apóstolo, em Romanos 15.13: "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa crença, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo".
Deus não quer que soframos e nos dá ajuda a quem se acha deprimido.
1. Necessitamos de Deus porque não podemos ajudar a si próprio.
Salmo 23: "O Senhor é o meu pastor... guia-me... tu estás comigo". O que necessitamos é dependência de Deus. Ele prometeu Sua presença viva e constante conosco:
"Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti"(Is 43.2).
Jesus ensina que veio para que tenhamos uma vida plena, diferente, melhorada, especial, rica de bênçãos, ou, para usar suas próprias palavras, "vida abundante". Por essa razão, não podemos entender como pode um crente em Jesus Cristo recusar a maravilha dessa vida especial e diferente que Cristo oferece para viver na pequenez e limitação de uma vida cheia de depressão?!
2. Se vier a depressão física, será preciso um tratamento médico.
Se a causa for outra, busque um terapeuta, um psiquiatra cristão, um psicanalista, ou um pastor treinado em aconselhamento. No entanto, como cristãos temos algo a nosso favor: é um conhecimento de nós mesmos, e de Deus e de Sua graça.
3. A depressão deve ser combatida com armas espirituais.
Em depressão, não fique só:
Busque companhia, um amigo, um confidente com quem dividir a carga;
Trabalhe; a atividade física há de aliviar a tensão;
Transforme a tristeza em algo criativo; empregue seu tempo;
Aja com fé; a fé crê que Deus está presente mesmo nas trevas.
4. Não fique remoendo injustiças ou fracassos.
Peça a Deus que o ajude a esquecer o passado, a perdoar os que pecaram contra você e a se perdoar.
5. Use a arma do louvor, pois é uma terapia espiritual.
Aliás, a sabedoria popular até ensina que "Quem canta seus males espanta". Quando louvamos, adoramos; quando louvamos, oramos; quando louvamos, agradecemos; quando louvamos, pedimos. Louvamos a Deus pelo que Ele é e pelo que fez em Jesus Cristo.
Um exemplo de depressão vencida é a história do profeta Elias. Ele batalhou vitoriosamente contra os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal. Recebeu uma ameaça de morte da rainha Jezabel (1Rs 19.2), entrou em depressão (v.4), esqueceu-se do poder de Deus e fugiu cento e cinqüenta quilômetros no deserto.
Na história de Elias há quatro fatores para vencer a depressão:
a) Descanso (v.5-8). Elias descansou, alimentou-se e viajou mais quarenta dias;
b) Desabafo (v. 9,10). Deus lhe disse, "Elias, conte-me o que aconteceu com você", e ele desabafou. Faça o mesmo: conte a Deus, conte a um bom amigo que lhe seja instrumento de Deus;
c) Elias tece uma nova consciência de Deus (v. 11,12). Na entrada da caverna estava Elias: o vento forte quebrou as pedras, o terremoto deslocou os montes e o fogo foi devastador. Demonstrações poderosíssimas da grandeza, majestade e força do Criador, veio uma brisa tranqüila, suave e calma... e Deus ali estava. Elias, portanto, não estava só!
d) Volte à atividade! Volte à vida! (v. 13-16). Deus diz a Elias duas coisas:
(1) você foi chamado para ser profeta, por isso irá ungir três homens, um dos quais irá sucedê-lo, e(2) Deus lhe assegura que sete mil fiéis estão do seu lado. Nós fomos chamados para as riquezas da graça de Cristo, recebemos a unção do Espírito Santo, temos ao nosso lado a unidade dos fiéis, da igreja que nos ama e ora em nosso favor.
A depressão pode ser aliviada meditando pacientemente na Palavra de Deus e esperando que Ele atue na nossa vida. A Bíblia diz em Salmos 42:6 “Ó Deus meu, dentro de mim a minha alma está abatida; porquanto me lembrarei de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, desde o monte Mizar.”
A oração é um aspecto essencial para lidar com a depressão. A Bíblia diz em 1 Samuel 1:10 “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito.”
É bom dar graças ao Senhor pelas sua bençãos. A Bíblia diz em Salmos 107:8-9 “Dêem graças ao Senhor pela sua benignidade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta.”
O louvor afungenta a depressão. A Bíblia diz em Salmos 34:1-3 “Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem. Engrandeci ao Senhor comigo, e juntos exaltemos o seu nome.”
A música cristã ajuda a dissipar a depressão. A Bíblia diz em Salmos 33 :1-3 “Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos fica bem o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai-lhe louvores com saltério de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.”
Os sentimentos depressivos e de desânimo não duram para sempre. A Bíblia diz em Salmos 30:5 “O choro pode durar uma noite; pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo.”
Observar a Lei de Deus traz paz aos que estão deprimidos. A Bíblia diz em Salmos 119:165 “Muita paz têm os que amam a tua lei, e não há nada que os faça tropeçar.”

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Depress%C3%A3o_nervosa
http://www.jesusvoltara.com.br/info/depressao.htm

3 comentários:

  1. Eu gostei muito dessa aula.

    Um tema importante como este deve ser bem estudado e analisado por todos, principalmente por nós que somos cristãos.

    Parabéns também pela participação de todos, vcs são 10!

    Peço desculpas apenas pela minha pressa no final da aula, a família precisava de mim...

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Realmente!
    É um tema bem "dificil", mas saimos esclarecidos de algumas dúvidas!
    Ah tá! Está desculpado...

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Se puder me visitar, meu blog é http://sindromemm.blogspot.com

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar