terça-feira, 24 de março de 2009

Monster: Desejo Assassino

Nossa aula 07, tratou de um tema forte, violência. E por coincidência, ou não, o filme deste mês no Cine Doulos trata entre outras coisas sobre violência, comportamento vil de quem age com força para com o próximo.


Prestes a cometer suicídio, uma prostituta se apaixona por uma jovem lésbica. Porém o assassinato de um de seus clientes faz com que ela inicie uma série de mortes. Com Charlize Theron e Christina Ricci. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.


Imagine uma pessoa que é vitima de abusos durante a infância, torna-se prostituta ainda na adolescência para sobreviver. Em meios a tantas intempéries e vicissitudes ela está prestes a acabar com a própria vida, até que conhece uma jovem lésbica com quem acaba se envolvendo...

Isso aconteceu na vida de Aileen Wuornos (Charlize Theron), e quando ela começa a mudar de vida, numa certa noite de ‘trabalho’, depois de ser agredida por um cliente, Aileen acabou matando o sujeito. O incidente desencadeia uma série de outros assassinatos, que faz com que ela fique conhecida como sendo a primeira serial killer dos EUA.

Vivemos numa sociedade sem compaixão e quando Aileen se recompõe do crime que cometera, ela parte em busca de uma profissão menos degradante. Impelida pelas reclamações de Selby (Christina Ricci), Aileen retorna à vida de prostituição. Só que desta vez, Aileen descobre que assassinar seus clientes é mais lucrativo e "honroso" do que dormir com eles.

Aileen possui uma mentalidade que transcende o certo e o errado. Para ela, os crimes cometidos não passavam de um mero artifício de sobrevivência. O filme tenta de certa forma humanizar a psicopata, querendo deixar a impressão de que tudo aconteceu sem que fosse por seu desejo e sim por conseqüências. Salomão escreveu em Provérbios 13:2b que o apetite dos prevaricadores alimenta-se da violência.

Será que se Aileen não tivesse sido violentada quando pequena, ou tivesse tido oportunidades ela se tornaria uma serial killer? Não sabemos esta resposta, o que sabemos é que apenas Jesus podia libertar esta vida que sempre esteve nas mãos do Diabo. Será que ao invés de julgar e condenar, alguém um dia levou o evangelho da salvação aquela mulher? O amor de Jesus é a única solução contra a violência que existe neste mundo, ‘para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra’ (II Timóteo 3:17).


Vivemos num mundo de trevas, casos de pedofilia surgem diariamente, vemos crianças grávidas fruto de estupro, o homossexualismo se proliferando, assassinatos, latrocínios, e coisas semelhantes a estas que nos fazem lembrar os frutos da carne mencionado por Paulo na carta aos Gálatas.


“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não existe lei” (Gálatas 5:22,23). Temos que produzir os frutos do espírito, para combatermos a violência que há no mundo.

2 comentários:

  1. O filme não é uma obra-prima, mas é válido pela atuação da charlize Teron, que ganhou o Oscar merecidamente pela interpetração de Aileen.

    Interessante também é ver o belo trabalho de maquiagem nos extras do DVD e ver a semelhança com a personagem real em vídeos de seu julgamento.

    É isso, um filme pesado, mas com lições válidas para todos.

    ResponderExcluir
  2. O filme não tem nenhum bom ensinamento...nada!
    Mas, foi legal ter assistido.
    E perceber até onde as pessoas são capazes de chegar, pelo desespero, e falta de Deus!
    É isso aí!
    Não recomendo assistirem...hehehe
    Bjss

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar