terça-feira, 26 de maio de 2009

Aula 15: Conformismo, Indiferença e Coitadismo

Conformismo [De conformar + -ismo.] Substantivo masculino. 1. Atitude de quem aceita, sem questionamento, regras e valores sociais estabelecidos. 2. Atitude de quem se conforma com todas as situações.

"Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12.2 ).

Vivemos em uma sociedade, que sofre de três grandes problemas: o conformismo, a indiferença e o coitadismo. Essas atitudes (que na verdade são ausências de atitude), são extremamente maléficas sobre diversos pontos de vista. O que podemos dizer então quando uma pessoa possui esses três defeitos? Cria-se um perfeito modelo de submissão, onde tudo está bom, tudo sempre foi assim. Esse é um dos grandes males que assola nossa sociedade.

O câncer do conformismo tem invadido muitas igrejas. Os cristãos são uns conformados, quando não deveriam se conformar com o mundo

O casamento já estar relegado para um plano secundário. Um casal mal se conhecem, vão dormir juntos, e isso às vezes dura anos. Só depois dos filhos estarem crescidos é que se lembram de legalizar a situação; e isso, quando se lembram.

Falando no sentido religioso muitos preferem imitar àqueles que seguem uma religião de fachada; quando deveriam imitar os verdadeiros discípulos de Cristo. Muitas vezes imitam o mundo. E quando repreendidos, respondem: "Todo mundo faz assim". E Cristo faria isso?

Muitos chamados cristãos esquecem-se de que foram chamados para serem santos: santos comercialmente, santos na religião, santos conjugalmente, santos nas horas do lazer, nas horas do esporte etc.

O apóstolo Paulo, falando de Israel, diz que nem todo que é de Israel, é israelita. O Senhor Jesus dirigindo-Se a Natanael disse: "Eis ai um verdadeiro israelita em quem não há dolo!" O mundo atual é isso. Está havendo um grande conformismo. Esquecem-se do que Paulo disse: "Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo".

Se Cristo voltasse hoje, reconheceria os que se dizem ser de Sua igreja? É hora de despertar, tomando consciência de que somos um povo escolhido, que sirva de referência para os demais povos. É hora de acordar e pensar seriamente nas palavras de Jesus que diz: "Quando o Filho do homem vier, por ventura achará fé na terra?" (Lucas 18:8) Os sinais do fim estão proclamando a aproximação do regresso do Mestre. Basta olharmos para os terremotos, para fome, para a multiplicação da iniqüidade, para o esfriamento do amor ao semelhante e do amor a Deus. Tudo isto nos deve causar pasmo! O Senhor Jesus disse: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus".

Sempre escutamos aquelas velhas frases "Isso sempre foi assim...", "A corda sempre estoura do lado mais fraco..." ou "Uma andorinha só, não faz verão” “Não adianta remar contra maré" Isso vem de berço, dos pais, avós. Ou seja, durante boa parte de nossa vida aprendemos que não podemos promover mudanças, porque "tudo sempre foi assim". Talvez os pais usem isso, como uma forma de não ter sua autoridade questionada. Porém não é a melhor maneira de se evitar isso. O Questionamento das coisas não é algo ruim, muito menos demonstra falta de respeito ou representa afronta a autoridade, pelo menos não deveria.

Falta de respeito sim, é ter de seguir/acreditar/respeitar, alguma coisa sem saber o porque de aquilo ser daquela forma, utilizando-se dessas frases para ter credibilidade e aceitação. Dessa mesma forma algumas pessoas/instituições/governos utilizam-se de artifícios para não ter questionado seus interesses. Mudanças só acontecem quando existe atitude! Atitude de inconformação, quando sabemos que aquilo não esta certo, e agimos para mudá-la.

A indiferença é outro câncer que está alojado nas entranhas mais profundas das pessoas. Em todos os lugares a frase “E o que eu tenho a ver com isso?” ou “Isso não me importa”. A indiferença com que a sociedade trata seus problemas é a responsável pelo estado que ela mesma se encontra hoje. A grande maioria fica fazendo vista grossa, para todos os problemas que estão ocorrendo ali do seu lado, e preferem não se meter até o momento que ele(a) mesmo seja o prejudicado.

Só quando ocorre algo com a própria pessoa é que ela resolve reclamar e cobrar mudanças e atitude (atitude essa que ela mesma não têm), ou seja, grande parte de nossa sociedade também sofre de hipocrisia. Vivemos em sociedade; ou ao menos deveríamos! Sociedade é quando abrimos mão de certos direitos em prol do bem comum. A grosso modo, deveríamos ajudar uns aos outros, o problema deveria ser de todos principalmente quando diz respeito a um bem comum a todos (saúde, liberdade à própria vida).

Porém não vemos isso, vemos atitudes egoístas, individualistas onde muitas vezes não se importa com a desgraça da pessoa ao lado, contanto que não tenhamos nossas vidas prejudicadas. E muito fácil ser indiferente aos problemas, mas muito difícil de ser tratado do mesmo modo quando ele acontece conosco. Não é solução, cada pessoa a partir de hoje tentar abraçar o mundo e resolver todos os problemas. Mas se começarmos a cultivar esses pensamentos e colocá-los em prática podemom sim, começar a promover mudanças na sociedade.

Coitado é sinônimo de desgraçado. É aquele que sofreu o coito. Coitado tem a conotação de incapaz, impossibilitado, empobrecido em todos os sentidos
Quando dizemos "coitado" dizemos que a pessoa é inferior e alimentamos sua baixa-estima.


Características do coitado:

- O coitado depende dos outros.

- Tem uma visão aniquilada de si mesmo.

- Não conhece o seu potencial.

- Não costuma fazer autocrítica, nem dá ouvido a críticas de terceiros.

- Preguiçoso (físico, mental e emocionalmente falando).

- Desenvolve conformismo, não quer mudar.

- Gosta de usar a lei do menor esforço sem, no entanto, assumi-la.

- Atribui a má sorte a todos, menos a si mesmo.

- Alimenta um repúdio inconsciente ao sucesso, ao que consegue vencer.

- Depreciam os que conseguem sobressair.

- É um mal silencioso.

- Alimenta o comodismo, está sempre numa zona de conforto.


Ganhos secundários do coitadismo:

- Está sempre numa zona de conforto.

- Não precisa se esforçar.

- Não precisa correr riscos.

Em momento algum, a bíblia menciona que somos coitados. Pelo contrário, Deus sempre nos coloca numa posição de honra e destaque e é assim que precisamos nos ver. A bíblia fala de vários momentos em que o homem é ensinado a esforçar-se e a nos utilizarmos do poder de Deus para sermos renovados.


Isaias 41:6 - Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse : esforça-te.


Josué 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes, porque
o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.


João 16:33 - Tenho vos dito isto, para que, em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende
bom ânimo, eu venci o mundo.


Joel 3:10 - Forjai espada das vossas enxadas, e lanças das vossas foice, diga o fraco: Eu sou
forte.


Salmos 119:28 - A minha alma consome-me de tristeza, fortalece-me segundo a tua palavra.


Filipenses 4:13 - Posso todas as coisas naquEle que me fortalece.


O coitado nega as suas próprias competências, nem mesmo as enxerga e se impossibilita de tudo. Para o coitado tudo é difícil, tudo está no campo do "eu não consigo". É ele mesmo que dificulta todo o processo de libertação de suas impossibilidades. É importante que cada pessoa possa enxergar as suas próprias capacidades, porque Deus nos deu talentos, habilidades. Isto é um fato. É importante também verificar se dentro de cada um de nós tem aquela pessoa vaidosa que não quer nem tentar pra não encarar a possibilidade de fazer algo errado. Então "pra não mostrar que errei, eu nem tento". Isso é vaidade. A vaidade pode parar pessoas habilidosas que não se dão o direito de errar e errar faz parte de todo processo de aprendizagem intelectual, até que um erro leve a um acerto e a aprendizagem se completa.

Fontes: http://pilb.blogspot.com/2008/05/o-conformismo.html

http://blog-br.com/breula/11797/Conformismo+e+Indiferença+(Por:+Hilton+Gil).html

http://coitadismo29.blogspot.com/2008/06/coitadismo-coitado-aquele-que-sofreu-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar