terça-feira, 19 de maio de 2009

Não à erotização infantil



Ontem, 18 de maio foi intitulado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido pois em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de várias pessoas terem acompanhado o caso, ninguém denunciou o acontecido. Por causa disso, os criminosos continuam impunes até hoje.

O blog Diga não à erotização infantil organizou uma blogagem coletiva para o dia de ontem, intitulada “Em Defesa da Infância”. Fiquei sabendo da blogagem através do site Monalisa de Pijamas, onde todos os blogueiros foram convocados a realizarem postagens sobre o assunto, o Renovo Blog topou e realiza esta postagem.

Ontem no Jornal Hoje foi publicada uma matéia mostrando um turista aliciando menores aqui na Av. Beira-Mar em Fortaleza, para ver o vídeo com a reportagem clique aqui. Nada aconteceu com o turista, que deveria ser preso, ou no mínimo expulso do país e impedido de voltar aqui em nossas terras... Se fosse um brasileiro no exterior o tratamento não seria tão complacente.

O Jornal Diário do Nordeste publicou hoje uma matéria relacionada a este tema afirmando que os taxistas são os principais agenciadores, para ver a matéria completa clique aqui. Na praça do Ferreira houve atividades lúdicas e passeata alertando para o crime contra crianças e adolescentes e chamaram atenção para questão da impunidade.

Se você tem blog, embarque nessa idéia e publique textos que alertem para a exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Quem não tem blog, vale divulgar via twitter ou orkut, o importante é repassar as informações, alertar, protestar!

Eu não conhecia o Disque 100, você conhecia? Ele foi criado pelo governo federal para receber denúncias de exploração sexual contra crianças e adolescentes. As denúncias são encaminhadas aos órgãos competentes em até 24 horas. O serviço funciona das 8h às 22h, inclusive finais de semana e feriados. Como o próprio nome já diz, é só digitar 100 no seu telefone. A chamada é gratuita.

Jesus sempre nos ensinou a cuidarmos das crianças. Ele próprio curou a filha de Jairo (Lc 8.55). Devolveu o filho da viúva a ela depois de curá-lo (Lc 7.15) e devolveu o garoto com o espírito maligno para seu pai (Lc 9.42). Em certo momento de sua caminhada terrena Jesus disse: “Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.” Que possamos cuidar das nossas crianças dizendo Não à erotização infantil.

Quem sabe e não denuncia, também é responsável!

Reflitam nas palavras do Betinho abaixo:

“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.

Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim.

Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós.”

Herbert de Souza (BETINHO) -Sociólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar