sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Necessidade de Amor Próprio entre os Cristãos


“esse post faz parte da blogagem coletiva para incentivar o amor próprio e ganhar o livro Você é linda da Jenna Lucado pela editora Thomas Nelson Brasil”


Vivemos num mundo que promove o amor-próprio e a auto-estima. Vários são os livros de auto-ajuda, que encabeçam as listas de mais vendidos. O ‘evangelho do ego’ tem feito muitos cristãos se sentirem com ‘super-poderes’, ou o mais coitado de todos os homens... Assim, ao invés de buscar fazer a vontade de Cristo, os cristão buscam satisfazer suas próprias conveniências...


Mas afinal, deve o cristão amar a si próprio? Se perguntássemos isso a Jesus, talvez ele respondesse da seguinte forma:


"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22.37-40).


Nesta passagem do Grande Mandamento, o amor-próprio não é visto claramente, mas se lermos nas entrelinhas, perceberemos que essa passagem fala acerca de amarmos a nós mesmos.


Quando Jesus ordena amar a Deus "de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força" (Marcos 12.30), e ao próximo "como a ti mesmo", percebemos que temos que amar a Deus com o ‘nosso’ coração, com a ‘nossa’ alma, com o ‘nosso’ entendimento e com a ‘nossa’ força. E ao próximo como a ‘nós’ mesmos. Logo fica claro que temos que ter amor-próprio para podermos amar a Deus e ao próximo.


Jesus não nos ordenou a amar a nós mesmos. Ele não disse que havia três mandamentos Ele apenas afirmou que haviam dois mandamentos dos quais dependiam a Lei e os profetas. O amor-próprio já está implícito aqui – ele é um fato – não uma ordem.


Paulo escrevendo aos Efésios, afirma: "Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja" (Efésios 5.29).


Concluímos que todo ser humano ama a si mesmo. Na Bíblia não nos é ordenado que amemos a nós mesmos. Já o fazemos naturalmente. O mandamento é que amemos a Deus e aos outros como já amamos a nós mesmos.

Um comentário:

  1. Há pessoas que não sente nenhum amor próprio, o exemplo disto são as pessoas que cometem suicídio. O que eu pude aprender foi que para vc amar o seu próximo deve-se ama-se primeiro.

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar