quinta-feira, 1 de abril de 2010

Viagem ao Recife

Em virtude do Canta Recife Only Rock, estivemos na capital Pernambucana no último final de semana, e compartilhamos com os leitores do Renovo Blog a experiência fantástica de viajar uns 800km para curtir um show de Rock.

Tudo começou na manhã do dia 26/03/2010. Embarcamos no às 07:00h e 1h depois já estávamos no Aeroporto do Guararapes em Recife. Primeiro passo: alugar um carro. Afinal andar de ônibus, táxi, metrô numa cidade desconhecida é muito complicado...

Saímos do aeroporto, passando pela praia de Boa Viagem em direção a Olinda.

Bela cidade localizada ao lado de Recife, como podem ver no vídeo abaixo:

Após um breve passeio pelo Centro Histórico, subir as ladeiras de Olinda e visitar algumas Igrejas e lojas de artesanato, partimos para a Ilha de Itamaracá, no litoral Norte de Pernambuco. A praia é belíssima, mas a chuva tirou o brilho de nosso passeio. Após um mergulho no mar de Itamaracá, visitamos o Forte Orange, belíssima construção histórica...

Retornamos para Recife numa missão complicada: localizar a hospedaria que nos abrigaria. Com a ajuda de mapas impressos que havia levado, tinhamos um 'norte', mas foi ajuda de um homem de Deus que nos orientou a encontrarmos o caminho para a Casa da Boa Vista. Estávamos parados num sinal de trânsito, e ao perguntar para o motorista do carro ao lado onde era a Rua Rui Barbosa, ele nos orientou o caminho que faríamos para irmos a pousada... Dou graças a Deus por este homem que praticamente parou o trânsito para que pudessemos cortar a avenida e contornar o Clube do Português (local onde seria o show) virando a direita no McDonalds... Era Deus nos orientando, pois os mapas por si só não ajudaram o bastante... Demos de cara com o albergue e fomos conhecer nossas instalações...

Não queríamos conforto, então havíamos optado por um local humilde, de baixo custo. O quarto que ficamos mais parecia uma cela de um presídio, tamanho minúsculo, compatível com o preço pago... Após um banho num banheiro que quase não me cabia, fomos almoçar num restaurante ao lado da 'pousada', um tal de Chambaril do Júnior... Comida boa, barata e que matou a nossa fome... Mas o tal chambaril, que significa 'mocotó', não sabíamos o que era... Por aí já dá pra ter uma idéia do que era servido no restaurante... foi engraçado o fato de não sabermos o significado de alguns nomes, inclusive o prato principal, o tal chambaril...

Descansamos um pouco da viagem, afinal acordamos na madrugada. Depois fomos fazer um passeio no Shopping Tacaruna, que começa em Recife e termina em Olinda, não que o shopping seja grande, mas revela quão próximo são as duas cidades...

Lá vimos o filme 'Lembranças' com o tal Robert Pattison que mereceria inclusive um post, mas comentarei em um parágrafo. O filme é chato demais. A poltrona do cinema também não ajudou... Após uma hora de filme, só víamos enrolação e nada tinha sentido... Cheguei a pensar em sair da sala... Aí veio o pulo do gato, um final inesquecível que fez todo o resto do filme ter sentido... Fantástico como minha opinião acerca do filme mudou em alguns segundos... Recomendo o filme, afinal a vida é feita de momentos, e você pode à cada instante estar vivendo os últimos momentos de sua vida.

Comemos uma pizza e fomos dormir, ou pelo menos tentar dormir...

O quarto além de pequeno era quente, abafado... O calchão fino demais... Tivémos uma péssima noite... Então acordamos cedo e partimos rumo a Porto de Galinhas...

Esquecemos os mapas no quarto, então fomos com a cara e a coragem... Acabamos errando o caminho e passando literalmente por um estreito em nosso caminho. Quase atolamos no meio do nada... mas Deus estava nos protegendo e nos guiando, pois deu tudo certo e chegamos em Porto de Galinhas ao som de 'Seguro em Ti' do Ton Carfi.

A praia é uma das mais belas do país, quiçá do mundo. Desfrutamos das piscinas naturais, fizemos mergulho de snorkel e vimos os belíssimos peixinhos nadando nas águas claras de Porto de Galinhas. Tomamos uma água de coco, e almoçamos churrasco por lá. Meu acompanhante Marcos Barbosa ainda fez compras numa loja de artesanato, trouxe presente pra duas pessoas: Deus e o mundo... Na volta ainda passamos pela belíssima praia de Calhetas. Chegando lá o Marcos Barbosa parecia que estava bêbado...

Ainda cedo voltamos para pousada em Recife com o intuito de descansarmos para o show:

Então chegou o grande momento da viagem, o ápice, o Canta Recife Only Rock com Rodolfo Abrantes, Oficina G3 e P.O.D., mas isso será tratado num post exclusivo sobre o show a ser publicado em breve.

No dia seguinte ao evento, pra variar acordamos cedo, e mais uma vez sem dormir bem... Tomamos café da manhã e fomos ao Jardim Botânico de Recife. Muito bom passeio para desopilar e desfrutar de momentos com a natureza.

Almoçamos no 'Chopsente Arriégua' e fomos desfrutar de um belíssimo passeio cultural no Instituto Ricardo Brennand. Visitar este museu é como fazer uma viagem no tempo. Não tenhos palavras para narrar as belezas do lugar e a sensação de desfrutar de tão belas obras de arte.

Na volta fizemos compras e fomos nos preparar para irmos ao culto. Visitamos a Igreja Evangélica Congregacional Pernambucana.

Eu gostei do culto, igreja bem centrada, meu estilo. O louvor deixou a desejar no início, mas após a pregação da palavra e o testemunho das crianças que faziam parte do louvor, tudo foi explicado. No final do culto percebemos que valeu à pena estarmos naquele lugar, e era ali que Deus tinha um recado para transmitirmos as nossas igrejas... Após o culto ainda fomos no Shopping Tacaruna jantar. Na volta pra pousada o caminho de sempre...

Em nosso último dia na capital pernambucana dormimos um pouco melhor, acho que nosso organismo estava se acostumando ao sofrimento...

Tomamos café e terminamos de arrumar as malas e partimos em direção ao Shopping Recife. Era legal no trânsito vermos ônibus 'sanfona' trafegando nas ruas de Recife...

Visitamos o escritório da Regional de Recife do pessoal aqui do trampo, e ao chegarmos lá Deus tinah um presente pra nós: ginástica laboral. Fizemos exercícios que colocaram nossa coluna no lugar após 3 noites mal dormidas e 1 show de rock pesado... Foi de Deus mesmo...

Almoçamos no restaurante Quanto Prima, delicioso almoço, de ficar com água na boca...

Em seguida vimos dois filmes, o excelente 'Apenas um Sonho' e o mediano 'Como Treinar o Seu Dragão'. O primeiro é emocionante, lindo de se assitir, ainda não estreiou em Fortaleza, mas deverá estreiar em breve, afinal foi o filme que deu o oscar a Sandra Bullock. O segundo, foi razoável, estávamos muito cansados, e o filme não empolgou, apesar de belas cenas de ação...

O filme acabou às 17:00h, e precisávamos estar no aeroporto as 17:23h. Então começou uma correria... No entanto passamos 10 minutos para sairmos do shopping, afinal ele é enorme!!! Ao chegarmos no guichê do estacionamento, deu problema do cartão. Passamos mais 5 minutos e começamos a correr contra o tempo...

Ainda tínhamos que abastecer o carro... Ainda bem que o aeroporto é próximo do shopping, chegamos em cima da hora, enquanto devolvia o carro, o Marcos Barbosa embarcava nossas malas... A adrenalina subiu, fomos os últimos a entrarmos no avião, que já estava para fechar suas portas... Terminamos esta aventura com sangue nos olhos... coração acelerado...

Ao chegarmos em Fortaleza fomos recebidos pelo Sidney (leitor assíduo do Renovo Blog), a Michele e a Lidiane.

Essa foi nossa aventura em Recife... Mais fotos no meu perfil do orkut (aqui)