sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trilha na Pedra do Elefante

Na manhã no dia 11 de fevereiro de 2012, acompanhado do Abner e do Fernando, fizemos a trilha da Pedra do Elefante ou Alto Mourão, que é o ponto mais alto da Serra da Tiririca e está dentro das terras do recente Parque Estadual da Serra da Tiririca localizado na região oceanica de Niteroi, mas precisamente entre as praias de Itaipuaçu e Itacoatiara.

O tempo estava bom, apesar das chuvas no dia anterior. Fizemos a trilha num ritmo muito bom, chegando ao cume após 75 minutos de caminhada e escalada. No topo, o visual era este.

A caminhada é feita ao longo do 'corpo' do elefante, até a sua suposta nuca. Lá fizemos uma parada para descanso e comemos bananas, tomarmos água e energéticos para recuperar a energia.
Já começávamos a desfrutar de uma bela paisagem dos morros do telégrafo e do Tucum/Costão (que por sinal possui uma caverna!).

Para chegar ao topo, tivemos que escalar a 'cabeça' do elefante. Para descer foi fácil... bunda na pedra e a gravidade ajudava com o resto.

Do cume da Pedra do Elefante, temos uma incrível visão de 360º. Olhando-se para oeste, vemos as montanhas do Rio, o Costão de Itacoatiara ou Morro do Tucum (217 m), o Morro das Andorinhas, toda a Região Oceânica de Niterói, suas lagoas e praias.

Ao leste, vemos uma enorme praia que chega a sumir no horizonte. É a Praia de Itaipuaçu, com quase 40 km de extensão. Com atitude de 412 m e nível de caminhada intermediário. Tem como maior atração a linda paisagem. Gostei demais do passeio.


2 comentários:

  1. Olha o doido... Por isso que ouvi a sara pedindo ao tio pra leva-la a pedra do elefante. Tb quero ir. rsrssr

    ResponderExcluir

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar