segunda-feira, 2 de abril de 2012

Filme: Dawson Ilha 10

Na noite do dia 30 de março de 2012, vi na sessão de arte do UCI Iguatemi Fortaleza o filme 'Dawson Ilha 10'. Dirigido pelo consagrado e premiado diretor chileno Miguel Littin, o filme foi baseado no livro 'Isla 10', de Sergio Bittar, que relata o período em que o autor ficou preso na Ilha Dawson.
Eu gosto desse tipo de filme, que mostra o drama de fatos históricos ocorridos num passado recente. Em 1973, o general Pinochet liderou o golpe de estado que depôs o governo de Salvador Allende no Chile. Os ministros e autoridades depostas tornam-se presos políticos dos militares e foram levados para a gelada ilha Dawson, no extremo sul do país, que foi utilizada como campo de concentração da ditadura chilena. Lá´, os presos políticos foram submetidos a violentos interrogatórios, trabalhos forçados, constantes torturas ísicas e psicológicas. E é isso que o filme nos apresenta.

Essa co-produção Chile/Brasil, foi oficialmente selecionado para representar o Chile na catagoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2010. Porém, foi indicado à categoria de Melhor Filme Hispanoamericano. Recomendo.

Vejam o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar