quarta-feira, 30 de maio de 2012

Galeria de valores - Centro Cultural Banco do Brasil

Na noite do dia 30 de maio de 2012, estive com o amigo Gladystone no Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro. Iríamos assistir ao filme 'Monika e o desejo' na Mostra Ingmar Bergman, mas como es ingressos estavam esgorados, aproveitamos para ver as exposições nos museus, e ficamos encantados com a Galeria de valores. Ficamos fascinados...


Trata-se de um espaço interativo que conta a história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de 2.000 peças do acervo numismático do Banco do Brasil. Dono de um dos maiores e mais importantes acervos numismáticos do país, o Banco do Brasil disponibilizou duas mil moedas da sua coleção de 38 mil para essa exposição permanente. Com peças que remontam a Antiguidade e caminham pela história mundial até o presente, os visitantes podem fazer uma viagem sobre como a invenção do dinheiro transformou o mundo.






Vendo a história do dinheiro, podemos acompanhar a história do mundo, pois as suas mudanças vão acompanhando o desenvolvimento tecnológico, econômico e da própria sociedade. As cédulas e moedas seriam reflexos do seu próprio tempo. Olhar moedas e cédulas é como folhear um livro de História, pois através delas desfilam o estilo, o comportamento e a economia de cada época. São testemunhas, peças contemporâneas dos fatos e que participaram do cotidiano dos períodos históricos.



Na exposição, vimos que o dinheiro é uma das mais importantes invenções que ajudaram a criar o homem moderno. A troca rendia os produtores a seu local de origem, o dinheiro possibilitou a mobilidade e o comércio.


A Galeria de Valores é dividida em vários ambientes. No primeiro, vemos várias moedas em formatos curiosos, como argola, faca e pá, além de outras feitas de materiais incomuns como porcelana e couro. Nesta área, o visitante caminha sobre um chão recoberto de níqueis dos mais diversos tempos e recebe muitas informações históricas sobre o desenvolvimento destes.

Noutra sala, é possível entender toda a trajetória do dinheiro no país, desde os primeiros florins cunhados pelos holandeses em 1646, quando ocuparam parte da região Nordeste com a missão de Maurício de Nassau, até os exemplares das moedas feitas quando houve a coroação do Imperador D. Pedro I. Estão expostas também todas as cédulas já produzidas no Brasil e que trazem rostos de personalidades como Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Duque de Caxias, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e outros.

No ambiente seguinte os visitantes passeiam pelo trajeto do dinheiro no mundo, de que forma ele transformou o comércio, já que possibilitou que os mercadores viajassem para vender os seus produtos, foi evoluindo através do câmbio que permitiu a criação de uma equivalência entre moedas diferentes até chegar ao dinheiro virtual das transações eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar