sábado, 2 de junho de 2012

Filme: Distância

Ainda na noite do dia 02 de junho de 2012, vi o filme da Guatemala 'Distância' na programação do 22º Cine Ceará.

O filme esteve representado pelo seu realizador Sergio Ramirez, que citou em sua fala acerca do cinema guatelmateco. 'Distância' é seu primeiro longa-metragem de ficção, talvez por isso seus defeitos sejam tão notórios.


O filme é arrastado. E após ter visto o excelente curta 'Querença', imaginei que a história do personagem Thomaz Choc poderia ter sido contada em um curta. Seria mais simples e objetivo. A cena final, com a participação de um tradutor, é tão demorada, que mostra como o filme é lento...

O longa trata dos problemas surgidos após a Guerra Civil que assolou a Guatemala por mais de 30 anos, deixando milhares de pessoas mortas, desaparecidas e/ou foram tiradas de seus lares violentamente. Rodado em castelhano e em dois idiomas maia, o longa narra a história de Dom Thomás, um homem da comunidade maia que um dia recebe a notícia da aparição de sua filha, desaparecida duas décadas antes durante a cruel guerra civil que afligiu a Guatemala. 



Vinte anos se passaram desde quando ela, ainda uma criança de três anos, foi sequestrada pelo exército no meio da guerra que viveu a Guatemala. Apesar da dor da ausência, e para que sua história não fosse esquecida, Thomas escreveu sua experiência de resistência, luta e sobrevivência em um caderno, com a esperança de algum dia entregá-lo a sua filha.

O protagonista empreende então uma viagem para reencontrar-se com sua filha na qual irá esbarrar com diferentes personagens representantes das diferentes facetas da sociedade guatemalteca. O grande problema é a distância, que pode ser física, temporal, cultural e até emocional quando se trata de seres humanos. E o agricultor Thomas passa seus dias ao lado de antropólogos que procuram os corpos dos desaparecidos durante a guerra civil. Quando surge a notícia que sua ela está viva, Tomás, munido de um caderninho, parte ao encontro dela.


Aí realmente vemos a real distância (que é muito maior que os 150Km citados na sinopse do filme). Há uma distância emocional, cultural, e o encontro entre ambos acaba sendo frio e consequentemente enfadonho para o público... A procura é nobre e válida, mas fiquei imaginando, que seria melhor para o Thomas encontrar o corpo de sua filha, do que encontrá-la com vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Isso! Comente! Faça um blogueiro feliz!

Compartilhar